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Ingressos caros e novas arenas rendem bilheteria recorde no Brasileirão

Dos 30 maiores públicos da competição, 29 foram registrados nos estádios modernos. Arrecadação total ultrapassou 215 milhões de reais

Por Da Redação 10 dez 2014, 08h23

O Campeonato Brasileiro de 2014 teve a maior bilheteria da história da competição, com a marca de 215,7 milhões de reais nos 380 jogos da Série A. Nos últimos dez anos, o aumento das bilheterias atingiu a marca de 289%. O principal motivo é o aumento do valor dos ingressos, 12% mais caros em relação ao ano passado, de acordo com um estudo exclusivo realizado pela empresa de consultoria e auditoria BDO.

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À primeira vista, o recorde de arrecadação poderia sugerir também um aumento significativo do público nos estádios, mas os números não permitem chegar a esta conclusão. O aumento dos torcedores foi de apenas 9% em relação ao ano passado e a média nos estádios foi de 16,3 mil, próximo da marca dos últimos dez anos, na casa de 15,2 mil. “A média de público não sofreu um aumento significativo a ponto de explicar a arrecadação recorde. O principal fator realmente é o aumento do valor dos ingressos”, explica Pedro Daniel, gerente da divisão Esporte Total da consultoria.

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​Arenas – Outra grande conclusão do estudo é o sucesso das novas arenas esportivas – construídas ou reformadas para a Copa do Mundo, além das novas casas de Grêmio e Palmeiras. Das 30 maiores bilheterias do torneio, 29 foram registradas nos estádios novos. Além disso, a média de público foi 88% superior em relação às antigas arenas, o que comprova o grande apelo que tiveram sobre a torcida.

O Allianz Parque, estádio onde o Palmeiras garantiu sua permanência na Séria A, teve média de 34.545 pessoas por jogo, a melhor média. Este dado, no entanto, precisa ser relativizado, pois foram realizadas apenas duas partidas no local. Ou seja, o fator “novidade” é a principal justificativa para a ida ao estádio palmeirense. Com o passar dos meses, esse apelo tende a diminuir. Já o Itaquerão, a nova casa do Corinthians, aparece logo em seguida em média de público: 30 mil torcedores foram ao estádio nos 18 jogos da equipe paulista em Itaquera.

O ingresso para assistir a um jogo nas novas arenas foi, em média, 84% mais caro que nos estádios antigos. A referência, novamente, é o estádio do Palmeiras. Com um preço médio de 114,10 reais, o ingresso do Allianz Parque foi o mais caro. Para Pedro Daniel, isso impõe um desafio para os estádios antigos. “Eles precisam oferecer novos serviços e apresentar maior valor agregado para competir com as novas arenas.” O bicampeão Cruzeiro foi o dono da maior média de público (29.569). A equipe mineira participou de cinco dos dez jogos com maior público do torneio.

(Com Estadão Conteúdo)

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