Clique e assine a partir de 8,90/mês

Imprensa espanhola se espanta com goleada da Holanda

Atuação da equipe é definida como 'ridícula' e 'desastrosa' por alguns jornais

Por Da Redação - 14 jun 2014, 13h41

A goleada da Holanda sobre a Espanha foi vista com surpresa e indignação pela imprensa espanhola, que não poupou críticas à atuação dos atuais campeões mundiais. “Ridículo para começar”, estampou em sua manchete o jornal Sport. O Marca, principal diário esportivo do país, foi um pouco mais piedoso: “Consertem isso”. O Mundo Deportivo destacou a tarde de pânico na seleção. “Sexta-feira 13” foi a chamada em alusão à data da partida em Salvador. Todas as capas ilustraram a decepção espanhola com uma imagem do goleiro e capitão Iker Casillas.

Leia também:

A Espanha no divã

Van Persie: “Poderiam ter sido seis, sete ou até oito gols”

Em crônica, intitulada Espanha abdica no Brasil, o jornal As destacou as “desastrosas atuações de Casillas, Piqué e Sergio Ramos” e disse que “a derrota poderia ser um acidente, mas somos inteiramente responsáveis pela goleada da Holanda”. O Marca também se estendeu sobre o péssimo papel dos atuais campeões mundiais: “Humilhante. Holanda arrasa o campeão em 45 minutos, esbanjando forma física e um excelente futebol. A defesa naufragou. Robben e Van Persie afundam os zagueiros da ‘Roja’ e se irritam com Iker (Casillas) em sua pior noite. A Espanha sofre mais gols em uma partida do que na Copa de 2010 e na Euro-2012 juntas”, recordou o Marca.

Outros jornais espanhóis falaram em “hierarquia sangrando” e “Espanha, fora da casinha” (casilla, em espanhol), em um trocadilho com o nome do goleiro da equipe. Por outro lado, a imprensa holandesa celebrou a goleada e a “vingança” contra os campeões de 2010. “Em um dos mais memoráveis jogos da história laranja na Copa, a equipe holandesa deslumbrou o mundo”, escreveu o jornal Volkskrant. “É inacreditável, mas é fato”, acrescenta. O jornal De Telegraaf, por sua vez, afirma que Robben teve “uma pequena vingança” contra Casillas.

Capa do diário espanhol Sport após goleada da Holanda
Capa do diário espanhol Sport após goleada da Holanda VEJA

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade