Paris, 26 jun (EFE).- A participação da seleção francesa na Eurocopa não rendeu só prejuízos esportivos, com a eliminação nas quartas de final, já que o jornal ‘L’Équipe’ divulgou nesta terça-feira que os patrocinadores dos ‘Bleus’ vão economizar 750 mil euros (cerca de R$ 1,9 milhão) pelos resultados do país.
Os valores pagos à federação francesa levam em conta a popularidade da equipe, muito criticada pela sua atuação e pelos problemas fora de campo. Segundo o jornal, o patrocínio é feito por sistema de remuneração variável.
Para definir a cota de patrocínio, uma pesquisa mensal é elaborada por uma firma independente, na qual a seleção precisa obter nota entre 6,5 e 10. Atualmente, a nota dos ‘Bleus’ é 5,5. A última avaliação foi feita antes da derrota diante da seleção espanhola.
A ideia de aplicar uma cláusula de imagem nos contratos surgiu depois da Copa de 2010, quando os patrocinadores deixaram de pagar 2 milhões de euros. Na época, os jogadores protagonizaram diversos conflitos, e até mesmo um motim, que redundou na eliminação na fase de grupos da competição. Além disso, o técnico Raymond Domenech foi demitido e cinco jogadores foram afastados da seleção.
Ainda como saldo da desclassificação francesa, a federação vai definir sobre a permanência do técnico Laurent Blanc no cargo e sobre uma eventual punição ao meia Sami Nasri, principal foco de tensão durante a Eurocopa. EFE