Clique e assine a partir de 9,90/mês

Holanda passa Espanha e vira líder do ranking da Fifa

Por Da Redação - 24 ago 2011, 08h43

Por AE

Zurique – A Holanda se tornou nesta quarta-feira a sétima seleção na história a ocupar a primeira colocação do ranking da Fifa. Na lista atualizada mensalmente pela entidade, os holandeses ultrapassaram a Espanha e assumiram a liderança. Enquanto isso, o Brasil perdeu mais duas posições e ocupa agora o sexto lugar, atrás também de Inglaterra e Uruguai.

Criado em 1993, o ranking da Fifa tinha sido liderado, até então, por apenas seis seleções: Brasil, Argentina, França, Alemanha, Itália e Espanha. Mas a Holanda, que é a atual vice-campeã mundial, entrou agora nesse seleto grupo. Mesmo sem jogar no último mês, os holandeses contaram com a queda na pontuação dos espanhóis e subiram uma posição.

Atual campeã europeia e mundial, a Espanha liderava o ranking da Fifa há um ano, mas foi derrotada pela Itália em amistoso no dia 10 de agosto e perdeu pontos importantes. Assim, abriu espaço para a Holanda. “Sabemos que é difícil chegar à liderança, mas é mais difícil continuar lá”, disse o técnico da seleção holandesa, Bert van Marwijk.

Continua após a publicidade

Como também perdeu no único amistoso que fez no último mês – 3 a 2 para a Alemanha, no dia 10 de agosto, em Stuttgart -, o Brasil caiu duas posições no ranking da Fifa. Agora em sexto lugar, a seleção brasileira foi ultrapassada pela Inglaterra, que subiu de sexto para quarto, e pelo Uruguai, que se manteve na quinta colocação.

Aconteceram outras mudanças no grupo das 10 melhores do ranking. A Itália ultrapassou Portugal e subiu de oitavo para sétimo lugar, mesma situação da Argentina, que superou a Croácia e agora é a nona colocada. Mas, com vários jogos previstos, novas alterações devem acontecer na próxima atualização da lista, marcada para o dia 21 de setembro.

Confira as 10 melhores do ranking da Fifa:

1) Holanda – 1596 pontos

Continua após a publicidade

2) Espanha – 1563 pontos

3) Alemanha – 1330 pontos

4) Inglaterra – 1177 pontos

5) Uruguai – 1174 pontos

Continua após a publicidade

6) Brasil – 1156 pontos

7) Itália – 1110 pontos

8) Portugal – 1060 pontos

9) Argentina – 1017 pontos

Continua após a publicidade

10) Croácia – 1009 pontos

Publicidade