Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Holanda enfrenta a Austrália para assegurar vaga

Depois de humilhar a Espanha, holandeses podem se classificar antecipadamente às oitavas caso ganhem e contem com vitória do Chile

Motivada depois de golear a Espanha por 5 a 1 na última sexta-feira, a Holanda volta a campo nesta quarta para enfrentar a Austrália, às 13 horas, no Beira-Rio, em Porto Alegre, tentando garantir antecipadamente a vaga nas oitavas de final. Os holandeses precisam vencer e torcer para o Chile bater a Espanha na partida seguinte, às 16 horas. Apesar do amplo favoritismo holandês, se depender do retrospecto, a vantagem muda de lado. Em três amistosos disputados entre as duas equipes, os australianos venceram uma vez, por 2 a 1, em 2008, e houve dois empates: um em 2009, por 0 a 0, e outro em 2006, por 1 a 1.

Leia também:

Holanda surpreende e vence Espanha com goleada humilhante

Sem modéstia, Van Persie admite: “poderiam ter sido seis, sete ou até oito gols”

O atacante Van Persie, autor de dois gols na partida contra a Espanha, pediu cautela. “Não podemos ir muito rápido. A euforia pode desaparecer tão rápido quanto apareceu”, filosofou. O técnico Louis Van Gaal afirmou que deve mudar a equipe que venceu a primeira partida. Segundo ele, o jogo contra a Espanha foi o único que trabalhou especificamente. “O estilo da Holanda é muito versátil, vai além do 4-3-3. Vamos tentar não nos deixar levar pela euforia e não pensar além da próxima partida.”

Sneijder e Robben, dois dos destaques da Holanda, demonstraram não aprovar a mudança no sistema da equipe. “Não se troca quando uma equipe vence”, afirmou Sneijder. “Este sistema é o que mais espaço oferece aos atacantes. Na recuperação de bola, a defesa pode sair para os lançamentos em profundidade”, completou Robben. O zagueiro De Vrij, o meia de Guzmán e o atacante Van Persie têm um cartão amarelo cada e podem perder a partida seguinte, contra o Chile, caso recebam mais um.

Leia também:

Chile começa voando, mas relaxa e perde a chance de golear a Austrália

Guia da Copa: Holanda, a Laranja

​Guia da Copa: Austrália, Os Cangurus do Futebol

O meia australiano Matthew Leckie prometeu dificultar a vida holandesa. “Jogaremos o máximo. Se jogarmos tão bem como nos últimos minutos contra o Chile, teremos chances de vencer.”

A Austrália não contará com Ivan Franjic, com a coxa lesionada, que já retornou ao país para tratamento. Os meio-campistas Jedinak e Milligan e o atacante Tim Cahill são os únicos que receberam cartão.

(Com agência AFP)