Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Havelange tem ‘discreta melhora’ e respira sem aparelhos

Por Da Redação 22 mar 2012, 13h35

Por AE

Rio – O presidente de honra da Fifa, João Havelange, apresentou “discreta melhora” em seu quadro, de acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira pelo Hospital Samaritano, localizado na zona sul do Rio. É lá que ele está internado em estado grave desde o último domingo, com uma infecção bacteriana no tornozelo direito.

De acordo com o hospital, Havelange está respirando sem a ajuda de aparelhos pela primeira vez desde que foi internado. Apesar da boa notícia, o quadro do ex-dirigente ainda inspira cuidados e ele segue sem previsão de alta. Um novo boletim sobre seu estado será divulgado nesta sexta.

Havelange está com artrite séptica, que é uma perigosa infecção bacteriana que afeta as juntas do corpo e pode se espalhar rapidamente se não tratada com antibióticos. Por isto a gravidade no quadro, apesar de o problema acontecer no tornozelo.

Ex-atleta, João Havelange se tornou presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), em 1956, de onde saiu em 1974. No mesmo ano, o dirigente foi eleito para presidir a Fifa, tendo exercido o cargo até 1998, quando foi substituído por Joseph Blatter.

No final do ano passado, Havelange renunciou ao seu cargo no Comitê Olímpico Internacional, alegando razões médicas, que não foram detalhadas. A renúncia ocorreu no mesmo momento em que enfrentava o risco de ser punido por supostamente ter recebido suborno da empresa de marketing ISL, que faliu e tinha acordos comerciais com a Fifa na década de 1990.

Continua após a publicidade

Publicidade