Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Handebol: seleção feminina perde para a Romênia e encerra sonho do bi mundial

Apesar de ter terminado a primeira fase na liderança, atuais campeãs foram eliminadas pela Romênia nas oitavas, com derrota por 25 a 22, em Kolding, na Dinamarca

A seleção brasileira de handebol perdeu a chance de conquistar o bicampeonato mundial. Neste domingo, a equipe foi surpreendida pela Romênia e deixou o Mundial da Dinamarca nas oitavas de final, com uma derrota por 25 a 22, na cidade de Kolding. O Brasil vinha de uma emocionante vitória no último segundo diante da França, mas teve problemas na defesa e parou na goleira romena Ungureanu, destaque da partida. A Romênia enfrentará a anfitriã Dinamarca, que eliminou a Suécia, nas quartas de final.

Nem mesmo a presença de Duda Amorim, a melhor jogadora de handebol no mundo em 2014, conseguiu livrar o Brasil da eliminação precoce. Ao fim da partida, Duda era uma das atletas mais abaladas com a derrota. “O nosso sonho acabou. Não temos desculpa. Estávamos preparadas, era para termos entrado para ‘matá-las’. É um aprendizado, mas é triste”, comentou a jogadora, destaque do título na Sérvia em 2013, em entrevista ao SporTV.

De acordo com o técnico do Brasil, o dinamarquês Morten Soubak, as adversárias souberam se segurar para a fase eliminatória do torneio – na primeira fase, as romenas acumularam três derrotas e duas vitórias. “A Romênia estava muito bem preparada e com certeza fez o melhor jogo dela no Mundial, exatamente quando precisava”, analisou Soubak.

O Brasil já havia tido dificuldades contra o adversário desde domingo em amistoso realizado em março, vencido pela Romênia por 27 a 19. Agora resta à equipe brasileira se preparar a para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Como sede da competição, o país já tem classificação garantida para a disputa.

(com Estadão Conteúdo)