Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hamilton conquista pole e busca primeira vitória na Áustria

Foi a 54ª pole da carreira de Hamilton, a quinta em nove provas neste ano; Massa vai largar em décimo

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, atual bicampeão de Fórmula 1, largará da pole position no Grande Prêmio da Áustria, onde nunca venceu, enquanto o brasileiro Felipe Massa sairá apenas em décimo lugar no grid.

Foi a 54ª pole da carreira de Hamilton, a quinta em nove provas nesta temporada.

O inglês deve ter uma avenida pela frente em busca do primeiro triunfo no circuito de Spielberg, já que seus principais rivais, os alemães Nico Rosberg (também da Mercedes) e Sebastian Vettel (Ferrari) levaram uma punição de cinco lugares no grid por causa de uma troca irregular de caixa de câmbio.

Por isso, quem dividirá a primeira fila com Hamilton será outro alemão, Nico Hülkenberg, da Force India, que também usa motor Mercedes.

‘Hulk’ fez um grande treino classificatório neste sábado, com o terceiro melhor tempo do dia, ficando somente atrás das duas ‘Flechas de Prata’.

“Isso me lembra um pouco o GP do Brasil de 2010 (quando conquistou a pole, com a Williams), porque eu me sentia muito bem no carro. Eu esperava até ter um desempenho melhor, mais quando me disseram que consegui o terceiro melhor tempo, não fique decepcionado para nada”, comentou o alemão, que chegou a ser investigado por não ter desacelerado sob bandeira amarela, mas não foi punido.

Hülkenberg deixou para trás o compatriota Vettel, que fez o quarto melhor tempo e largará em nono.

Atual líder do campeonato, Rosberg, que foi o mais rápido dos treinos livres de sexta-feira, batendo até o recorde da pista, ficou com o segundo melhor tempo, mais de meio segundo atrás de Hamilton, e sairá da sétima posição do grid.

O britânico conseguiu se adaptar muito bem às mudanças climáticas dos Alpes Austríacos, e observou que a pista “secou muito rápido” depois de ter ficado molhada por causa de uma chuva repentina.

“Foi bastante divertido. A pista seca tão rápido aqui que eu fiz questão de dar tudo na última volta. Eu consegui a pole, mas dei bastante sorte”, comemorou Hamilton.

“Lewis trabalhou bem e quero agradecer toda a equipe que trabalhou no meu carro”, comentou Rosberg.

A meteorologia pode redistribuir as cartas na corrida de domingo, assim como a estratégia das equipes.

Os dois pilotos da Ferrari abriram mão de buscar o melhor tempo possível no treino classificatório para poder largar com pneus supermacios, enquanto a Mercedes usou o ultra-macio, o famoso ‘chicletão’.

Massa voltou a decepcionar, ao ficar em décimo, enquanto o outro Felipe do Brasil, o Nasr, da Sauber, largará em último.

Ele chegou a ser beneficiado pelas penalidades de Jolyon Palmer (Renault) e Rio Haryanto (Manor-Mercedes), mas também foi punido.

(Com Agência France-Presse)