Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Haas surpreende Simon e vai às quartas em Hamburgo

Por AE

Hamburgo – O alemão Tommy Haas surpreendeu ao vencer o francês Gilles Simon por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4, nesta quarta-feira, e garantir vaga nas quartas de final do Torneio de Hamburgo. Cabeça de chave número 2 do ATP 250 alemão realizado em quadras de saibro, o tenista da França defendia a condição de atual campeão da competição e hoje figura na 12.ª colocação do ranking mundial.

Já Haas, que um dia foi vice-líder da ATP, atualmente é apenas o 48.ª colocado e luta para se tornar o primeiro tenista alemão a levar o título em Hamburgo desde 1993, quando Michael Stich levantou a taça.

Aos 34 anos de idade, Haas voltou a colecionar feitos no circuito profissional após longo tempo de ostracismo. No mês passado, ele brilhou ao bater ninguém menos do que o suíço Roger Federer, atual número 1 do mundo, na final do Torneio de Halle, disputado em piso de grama e preparatório para o Grand Slam inglês, cuja última edição foi conquistada justamente por Federer.

Com o novo feito obtido na segunda rodada em Hamburgo, Haas enfrentará na próxima fase o também alemão Florian Mayer, sétimo cabeça de chave, que nesta quarta arrasou o holandês Robin Haase com parciais de 6/2 e 6/1.

Outro favorito que garantiu vaga nas quartas de final nesta quarta foi o croata Marin Cilic, pré-classificado como quarto maior favorito ao título. Ele avançou ao derrotar o argentino Federico Delbonis por 2 sets a 0, com 6/3 e 6/2.

Com isso, Cilic terá pela frente na próxima fase o espanhol Albert Ramos, que na segunda rodada passou pelo checo Lukas Rosol por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 4/6 e 6/3.

DUPLAS – A quarta-feira de disputas em Hamburgo contou também com as eliminações de André Sá e Bruno Soares no torneio de duplas, na qual Rogério Dutra Silva salvou o dia dos brasileiros.

Atuando ao lado do britânico Jamie Murray, Sá foi derrotado na estreia pela parceria formada pelos espanhóis Fernando Verdasco e David Marrero por 2 sets a 1, com 6/4, 5/7 e 10/7. Já Soares atuou ao lado do alemão Alexander Waske e caiu na primeira rodada diante dos indianos Mahesh Bhupathi e Rohan Bopanna com parciais de 6/3 e 7/6 (7/4).

Dutra Silva, porém, se garantiu na segunda rodada ao lado do espanhol Daniel Muñoz De La Nava ao passar pelo alemão Philipp Kohlschreiber e pelo polonês Mariusz Fyrstenberg com parciais de 7/6 (7/2) e 6/4. Agora, por um lugar nas semifinais, o brasileiro e o tenista da Espanha irão pegar os holandeses Jean-Julien Rojer e Robin Haase, que superaram os argentinos Juan Monaco e Eduardo Schwank, também por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.