Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Guia da Copa: Portugal, Seleção das quinas

Por mais que todos na seleção tentem evitar o assunto, fica difícil não colocar em Cristiano Ronaldo os louros pela boa fase recente da equipe portuguesa. Eleito o melhor do mundo de 2013, o camisa 7 fez um terço dos 24 gols da equipe nas eliminatórias. Foram dele os três tentos decisivos contra a Suécia, em Estocolmo, na partida de volta da repescagem. “Eu tô aqui”, apontou o craque egocêntrico após marcar um dos gols. Diga-se a verdade, o time titular é bom, ainda que faltem bons volantes. Tem uma zaga sólida, com Pepe e Bruno Alves em alta. João Moutinho e Nani também vêm de boas temporadas. Quando a equipe está em campo, porém, fica claro que todos jogam para Cristiano Ronaldo. E, se ele estiver bem, o time se inflama.

O CRAQUE

Cristiano Ronaldo

29 anos • Real Madrid (Espanha)

Dribla, passa, corre e marca com os pés e a cabeça, sempre em alto nível e sem desarrumar o penteado. CR7 sabe que tem a responsabilidade de carregar o time nas costas. A força física, um de seus grandes trunfos e orgulhos, rareou nas últimas partidas da temporada pelo Real Madrid. Seus companheiros confiam nele. Ele também, em arrogância plenamente justificável.

JOGOS

  • ALEMANHA x PORTUGAL16 de junho (seg.) 13h Salvador
  • EUA x PORTUGAL22 de junho (dom.) 18h Manaus
  • PORTUGAL x GANA26 de junho (qui.) 13h Brasília

FIQUE DE OLHO

João Moutinho

27 anos • Monaco (França)

Meia-atacante de raciocínio rápido e passes precisos. Boa parte das jogadas de ataque passa por seus pés, mesmo que em toques de primeira.

DESEMPENHO EM COPAS

5 Copas, 23 jogos: 12 vitórias

3 empates

8 derrotas

MELHOR PARTICIPAÇÃO

3º lugar (1966)

RANKING FIFA

3º lugar

CONTRA O BRASIL EM COPAS

2 jogos:

1 vitória

1 empate

3 gols a favor

nenhum gol contra

TIME-BASE

Esquema tático: 4-3-3

TREINADOR

Paulo Bento, 44 anos

Vem a sua primeira Copa como treinador. Em sua competição de estreia à frente da seleção, levou Portugal à semifinal da Euro 2012.

Esta reportagem faz parte do Guia da Copa de VEJA.

Para ler outras reportagens baixe grátis a edição especial no IBA,

no tablet ou no iPhone.