Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Guia da Copa: Holanda, a Laranja

A vice-campeã mundial Holanda chega ao Brasil renovada. A mudança se deve em grande parte à desastrosa campanha na Eurocopa de 2012, em que os holandeses eram favoritos e acabaram eliminados ainda na primeira fase. Para reformular a equipe, a federação local chamou um velho conhecido: Louis van Gaal. Herdeiro da tradição do “futebol total” que consagrou a Holanda de Johan Cruyff e Rinus Michels em 1974, ele trouxe novas caras ao grupo, como Depay e Lens, mas manteve astros que ainda estão em alto nível, como Van Persie e Robben. Bem equilibrada em todos os setores e com jogadores polivalentes, a Holanda fez a melhor campanha entre todas as seleções das eliminatórias europeias. Os comandados de Van Gaal vêm ao Brasil para corrigir o passado recente. Começam com uma pedreira, ao enfrentar na estreia a Espanha, algoz da última final.

O CRAQUE

Robin van Persie

30 anos • Manchester United (Inglaterra)

Uma máquina de fazer gols. Chegou à marca de 42 com a camisa laranja e tornou-se o maior artilheiro da seleção de todos os tempos. Foi o goleador das eliminatórias europeias, com onze gols, e o artilheiro do campeonato inglês. Disputa a sua terceira Copa do Mundo depois de um ano em que passou a maior parte do tempo contundido. Em forma, é implacável.

JOGOS

  • ESPANHA x HOLANDA 13 de junho (sex.) – 16h Salvador
  • AUSTRÁLIA x HOLANDA 18 de junho (qua.) – 13h Porto Alegre
  • HOLANDA x CHILE 23 de junho (seg.) – 13h São Paulo

FIQUE DE OLHO

Jeremain Lens

26 anos • Dínamo de Kiev (Ucrânia)

Atacante rápido e vigoroso, que chegou a defender o Suriname, ele ganhou espaço na Holanda com Van Gaal. Sabe atuar em qualquer posição no ataque.

DESEMPENHO EM COPAS

9 Copas, 43 jogos: 22 vitórias

10 empates

11 derrotas

MELHOR PARTICIPAÇÃO

Vice-campeão (1974, 1978, 2010)

RANKING FIFA

15º lugar

CONTRA O BRASIL EM COPAS

4 jogos: 2 vitórias

1 empate

1 derrota

7 gols a favor

5 gols contra

TIME-BASE

Esquema tático: 4-3-3

TREINADOR

Louis van Gaal, 62 anos

Ficou marcado por não classifi car a Holanda para a Copa de 2002. É um dos técnicos mais vitoriosos da história, com títulos pelos times Ajax, Barcelona e Bayern de Munique.

Esta reportagem faz parte do Guia da Copa de VEJA.

Para ler outras reportagens baixe grátis a edição especial no IBA,

no tablet ou no iPhone.