Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Guia da Copa: Costa do Marfim, Os Elefantes

Conhecida como a “geração de ouro” do futebol marfinense, a equipe liderada por Didier Drogba, ao lado de Yaya e Kolo Touré e Didier Zokora, terá no Brasil a última chance de fazer história em Copa do Mundo. Melhor oportunidade, impossível. Ainda que Drogba, o maior astro do país, já esteja com 36 anos, a Costa do Marfim pela primeira vez não caiu em um chamado grupo da morte. Em 2006, teve pela frente Argentina e Holanda. Quatro anos depois, encarou Brasil e Portugal. O grande desafio do técnico francês Sabri Lamouchi, estreante na profissão, é fazer com que um conjunto recheado de jogadores bem-sucedidos e individualmente acima da média consiga funcionar como uma equipe. Num grupo nada complicado, eles querem, enfim, deixar sua marca.

O CRAQUE

Yaya Touré

31 anos • Manchester City (Inglaterra)

Meio-campista versátil, sabe desempenhar as funções defensivas tão bem quanto as ofensivas. Desde que trocou o Barcelona pelo Manchester City, parece ter aprendido a marcar gols, arma que também usa na seleção. Sabe aliar a força física proveniente de seu 1,91 metro de músculos a uma técnica refinada e bom controle da bola. Está no auge de sua carreira.

JOGOS

  • COSTA DO MARFIM x JAPÃO 14 de junho (sáb.) – 22h Recife
  • COLÔMBIA x COSTA DO MARFIM 19 de junho (qui.) – 13h Brasília
  • GRÉCIA x COSTA DO MARFIM 24 de junho (ter.) – 17h Fortaleza

FIQUE DE OLHO

Serge Aurier

Toulouse (França)

Lateral-direito rápido e vigoroso, tem conquistado espaço no futebol francês com alguma rapidez. Está na mira do Arsenal. Uma boa Copa pode selar o negócio.

DESEMPENHO EM COPAS

2 Copas, 6 jogos: 2 vitórias

1 empates

3 derrotas

MELHOR PARTICIPAÇÃO

17º, primeira fase (2010)

RANKING FIFA

21º lugar

CONTRA O BRASIL EM COPAS

1 jogo:

1 derrota

1 gol a favor

3 gols contra

TIME-BASE

Esquema tático: 4-3-1-2

TREINADOR

Sabri Lamouchi, 42 anos

Em seu primeiro trabalho como treinador, este francês, ex-meio-campista da seleção, tem a missão de fazer história com a Costa do Marfim.

Esta reportagem faz parte do Guia da Copa de VEJA.

Para ler outras reportagens baixe grátis a edição especial no IBA,

no tablet ou no iPhone.