Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Guia da Copa: Colômbia, Os Cafeteiros

Seleção badalada nos anos 90, sem nunca ter confirmado as expectativas criadas, a Colômbia volta a uma Copa do Mundo depois de dezesseis anos (ou três edições do Mundial). A equipe de hoje, dizem os mais animados, é ainda melhor que aquela geração, do cabeludo Valderrama, que foi aos Estados Unidos como favorita, mas acabou eliminada ainda na primeira fase. A Colômbia de 2014 é forte em todos os setores, com jogadores de altíssimo nível em posições-chave, e tem um técnico experiente, o argentino José Pékerman. Os cafeteiros fizeram uma campanha irretocável nas eliminatórias, terminando apenas 2 pontos atrás da Argentina e com a melhor defesa da competição. Porém, a desconfi ança causada pelos tropeços do passado praticamente neutraliza o tom otimista dos prognósticos. Em 1994, Pelé vaticinou que a Colômbia seria a grande campeã. Vinte anos mais tarde, os próprios colombianos refutam qualquer favoritismo.

O CRAQUE

James Rodríguez

22 anos • Monaco (França)

Chamado de “o novo Valderrama”, mas sem a cabeleira descolorida, esse meia-esquerda sabe controlar a bola e distribuir o jogo com passes rápidos e precisos. Tem atraído a atenção de grandes potências europeias pela eficiência com que encontra espaços nas defesas adversárias pela esquerda. Sem seu companheiro de clube Falcao García, terá a responsabilidade de, ainda jovem, controlar as ações ofensivas da Colômbia.

JOGOS

  • COLÔMBIA x GRÉCIA 14 de junho (sáb.) – 13h Belo Horizonte
  • COLÔMBIA x COSTA DO MARFIM 19 de junho (qui.) – 13h Brasília
  • JAPÃO x COLÔMBIA 24 de junho (ter.) – 16h Cuiabá

FIQUE DE OLHO

Teófilo Gutiérrez

29 anos • River Plate (Argentina)

Na ausência do goleador Falcao García, cabe a seu parceiro de ataque ser a referência no setor. Com sete gols nas eliminatórias, ele mostrou que dá conta do recado.

DESEMPENHO EM COPAS

4 Copas, 13 jogos: 3 vitórias

2 empates

8 derrotas

MELHOR PARTICIPAÇÃO

14º lugar, oitavas de final (1954)

RANKING FIFA

5º lugar

CONTRA O BRASIL EM COPAS

Nunca enfrentou

TIME-BASE

Esquema tático: 4-4-2

TREINADOR

José Pékerman, 64 anos

Vai à sua segunda Copa depois de treinar a Argentina, em 2006. O argentino é conhecido por exigir dedicação tática e armar times ofensivos.

Esta reportagem faz parte do Guia da Copa de VEJA.

Para ler outras reportagens baixe grátis a edição especial no IBA,

no tablet ou no iPhone.