Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Groupama vence quarta etapa e assume vice na Volvo Ocean Race

Por Da Redação - 10 mar 2012, 15h35

O Groupama foi o barco vencedor da quarta etapa da Volvo Ocean Race, entre a cidade chinesa de Sanya e Auckland, na Nova Zelândia. Foram 19 dias, 15 horas e 36 minutos até os franceses desembarcarem, no destino, na madrugado desta sexta para sábado, depois de 5.220 milhas náuticas percorridas.

O resultado rendeu a segunda posição na classificação geral do campeonato para a equipe da França, que ultrapassou o Camper e de quebra acabou com a invencibilidade do Telefônica, líder da competição e vencedor das três pernas anteriores.

‘É um grande dia para a tripulação do Groupama 4. Tomamos as decisões corretas e ousadas no meio da regata e isso nos deu essa vantagem. A escolha do rumo ao norte foi o momento chave dessa perna’, comentou Franck Cammas, se referindo ao momento em que o barco verde se afastou da flotilha.

Apesar da conquista, o Groupama terá muito trabalho até a próxima largada, pois os franceses sofreram com uma avaria na proa, que provocou uma inundação, nas milhas finais. O próximo desafio será até a cidade catarinense de Itajaí e a saída dos barcos está marcada para o próximo dia 18.

Publicidade

‘Percebi de uma hora pra outra que a proa do barco estava cheia de água. Quando o helicóptero da organização se aproximou, nós estávamos bombeando a água, eles provavelmente estavam tentando descobrir o que estava acontecendo. Foi um drama, mas espero que essa vitória nos impulsione na tabela’, contou Damian Foxall.

Publicidade