Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Grêmio vence fora de casa e aumenta seca de vitórias do Avaí

Por Da Redação 25 set 2011, 17h58

Vindo de duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, o Grêmio se recuperou na competição neste domingo, quando derrotou o Avaí por 2 a 1 no estádio da Ressacada, com gols de Mário Fernandes e Douglas (Pedro Ken descontou para o time da casa). De quebra, os gaúchos prorrogaram a má fase dos catarinenses, que chegaram ao sexto jogo sem vitórias e seguiram correndo sério risco de rebaixamento.

Com o triunfo o Grêmio foi aos 33 pontos e se manteve na 13posição do Campeonato Brasileiro, se afastando da zona de rebaixamento. Já o Avaí segue muito ameaçado pela degola e ocupa a penúltima colocação, com 22 pontos, apenas três à frente do lanterna América-MG.

O primeiro tempo da partida foi de muita marcação, com o Grêmio indo mais ao ataque, sendo premiado com um gol nos minutos finais. Na segunda etapa, com menos de um minuto, os visitantes ampliaram a vantagem, mas um gol de cabeça aos 24 minutos ainda deu esperanças para o Avaí.

No próximo final de semana as duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro. No sábado, às 18 horas (de Brasília), o Avaí enfrenta o Bahia, no Estádio de Pituaçu. No mesmo horário, só que no domingo, o Grêmio recebe o Cruzeiro no Estádio Olímpico.O jogo – Atuando com esquemas semelhantes, com dois volantes, três jogadores ofensivos no meio de campo e apenas um atacante de ofício, Avaí e Grêmio fizeram um primeiro tempo equilibrado, com muita marcação e poucas chances reais de gol.

Isolado na frente, André Lima foi acionado algumas vezes pelos armadores do Grêmio e teve duas chances para marcar. Na primeira, ele recebeu cruzamento rasteiro de Marquinhos e bateu em cima do zagueiro Gustavo Bastos. Em outra oportunidade, o centroavante recebeu assistência de Escudero, se antecipou à marcação e desviou a bola com a ponta da chuteira na pequena área, mas Felipe fez a defesa no meio do gol.

Continua após a publicidade

Mesmo jogando em casa o Avaí não conseguia criar jogadas de ataque, a não ser em raros lances de Lincoln e em cobranças de falta para a área. Aproveitando a má atuação do time da casa o Grêmio abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo.

Após falha de Batista na saída de bola o lateral direito Mário Fernandes arrancou pela intermediária, invadiu a área e bateu forte de perna esquerda. O goleiro Felipe ainda tocou na bola, mas não evitou que ela caminhasse lentamente para o fundo do gol.

Na etapa final o Grêmio ampliou a sua vantagem com menos de um minuto. Após jogada individual de Escudero a bola sobrou para Douglas bater forte da entrada da área, no canto esquerdo do de Felipe.

O gol esfriou a disposição gremista e fez com que o Avaí voltasse aos poucos para o jogo. Aos 18 minutos, William recebeu bom passe de Róbson, dominou e chutou forte, mas Victor mandou a bola para a linha de fundo. Seis minutos mais tarde, após escanteio cobrado por Lincoln, Pedro Ken tocou de cabeça, a bola desviou em Gilberto Silva e foi para o fundo da meta gremista.

Com substituições ousadas de Toninho Cecílio, que colocou o atacante Rafael Coelho e os meias Estrada e Cleverson, o Avaí se lançou ao ataque em busca do empate, mas não conseguiu levar perigo à meta de Victor e teve de amargar mais um revés no Campeonato Brasileiro.

Continua após a publicidade
Publicidade