Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Grêmio lidera Ranking Nacional de Clubes de 2013

Por Da Redação 14 dez 2013, 10h20

A CBF divulgou o Ranking Nacional de Clubes de 2013 com um novo líder em relação ao ano passado. Mesmo sem nenhum título na temporada, o Grêmio assumiu a primeira colocação, que era do Fluminense em 2012. Com 15.286 pontos, os gaúchos aparecem pouco à frente do Corinthians, que manteve a segunda colocação, com 15.048, e o do Flamengo, terceiro colocado, com 14.976.

Leia também:

Atlético-PR perde doze mandos de campo e o Vasco, oito Polícia do Rio identifica lutador envolvido na pancadaria na Arena Joinville

STJD quer combater selvageria tirando pontos dos clubes

Brasil já tem antídotos contra os vândalos. Só falta usá-los

STJD não aceita recurso e confirma queda do Vasc

Este foi o segundo ano consecutivo em que a CBF adotou um novo regulamento para o ranking. Diferente do que acontecia até 2011, a entidade passou a levar em conta apenas as competições disputadas nos últimos cinco anos, sendo que o campeonato mais recente possui peso maior do que os anteriores. Antigamente, o critério adotado considerava todos os torneios nacionais desde 1959, ano em que os campeonatos abrangendo clubes de todo o país passaram a ser realizados.

Campeão brasileiro em 2013, o Cruzeiro melhorou um pouco sua colocação, subiu duas posições, mas terminou apenas em oitavo. Campeão da Libertadores, o Atlético-MG não teve grandes resultados em campeonatos nacionais e, por isso, caiu de 12.º para 15.º. Mas a maior surpresa ficou mesmo por conta do Grêmio, que chegou à liderança sem nenhuma conquista no ano.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade