Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grêmio evita falar em classificação antecipada contra River Plate-SE

Cotado como um dos candidatos ao título da Copa do Brasil, o Grêmio prega respeito ao River Plate-SE, seu primeiro adversário na caminhada em busca do pentacampeonato. A atenção ao adversário começou há uma semana, quando o clube enviou o auxiliar Roger Machado para acompanhar os jogos da equipe de Carmópolis e fazer um relatório completo de seus perigos e deficiências.

O discurso entre os jogadores é afinado: o objetivo gremista é trazer do Nordeste um bom resultado, mas ninguém fala em classificação antecipada. ‘Estamos focados, buscando sempre facilitar a classificação para o Grêmio. Certamente teremos dificuldades. Se vamos conseguir resolver no primeiro jogo ou não é outra história’, alerta o lateral direito Gabriel. Caso vença por dois ou mais gols de diferença, o time gaúcho elimina a necessidade de um jogo de volta.

Gabriel lembrou que a Copa do Brasil é uma competição propícia a zebras. Uma das mais citadas no vestiário gremista é a queda do Palmeiras para o ASA, em 2002. Há, ainda, a eliminação do Vasco para o Baraúnas, em 2005, e a derrota do próprio Grêmio na final de 1991, diante do Criciúma, entre tantas outras. ‘Temos muitos exemplos de times de pouca expressão que ganharam de grandes. Não podemos cair nessa’, ressalta o lateral esquerdo Júlio César.

Maior campeão da história da Copa do Brasil ao lado do Cruzeiro, com quatro títulos, o Grêmio é também o time que mais jogou partidas pela competição. No entanto, esta é a primeira vez que enfrentará um clube do Sergipe valendo pela Copa do Brasil. Nas 18 edições que disputou, o Tricolor jamais foi eliminado na primeira fase.