Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grécia faz ‘entrega’ da tocha olímpica para Londres

Por AE-AP

Atenas – A tocha olímpica está oficialmente nas mãos da Grã-Bretanha. A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira em Atenas, na Grécia, quando os gregos passaram a chama para os britânicos, responsáveis por organizar a Olimpíada de Londres. Agora, o artefato irá percorrer o Reino Unido até a cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 27 de julho.

A chama foi acesa exatamente há uma semana, na tradicional cerimônia na cidade de Olímpia, na Grécia. Depois disso, percorreu cerca de 2,9 mil quilômetros pelo país até ser entregue nesta quinta-feira aos britânicos. A tocha triangular foi projetada para destacar o fato de que Londres vai sediar os Jogos Olímpicos pela terceira vez – as outras foram 1908 e 1948.

A responsável por receber a tocha em Atenas foi a presidente da Associação Olímpica Britânica, princesa Anne, filha da rainha Elizabeth II. A comitiva da Grã-Bretanha na Grécia ainda tinha o prefeito de Londres, Boris Johnson, o presidente do Comitê Organizador da Olimpíada, Sebastian Coe, o astro do futebol David Beckham e outras autoridades.

“A tocha olímpica pertence ao mundo. A chegada da chama ao país anfitrião é um chamado para os atletas em mais de 200 países se prepararem para se reunir nos Jogos de Londres. Uma vez que a chama foi acesa, para todos os efeitos, começam os Jogos”, afirmou Sebastian Coe. “Agora, os olhos do mundo estão olhando para Londres”, disse o prefeito Boris Johnson.

Agora, a tocha olímpica chega nesta sexta-feira na Grã-Bretanha, em voo especial da companhia aérea British Airways, e irá desembarcar na base de Cornwall. No sábado, começa a corrida de revezamento pelo Reino Unido, que vai durar 70 dias e vai passar por 1.018 localidades – ao todo, serão 12.875 quilômetros percorridos e mais de 8 mil carregadores.