Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Goleiro do Shakhtar é suspenso por 2 anos por doping

Por AE-AP

Donetsk – O goleiro ucraniano Oleksandr Rybka, do Shakhtar Donetsk, ficará dois anos afastado do futebol. Ele foi punido pela Uefa por ter sido pego em um exame antidoping em novembro de 2011, quando testou positivo para um diurético proibido, um mês depois de fazer a estreia pela seleção de seu país.

Com a suspensão, Rybka desfalcará o Shakhtar por dois anos, além da Ucrânia na Eurocopa deste ano. O clube ucraniano pode apelar da decisão, mas caso a punição seja confirmada o goleiro só poderá voltar a atuar no dia 10 de janeiro de 2014.

“Esta suspensão vale para todos os tipos de partidas, incluindo domésticas, internacionais, amistosos e qualquer compromisso oficial jogados sob a jurisdição da Uefa”, disse a entidade europeia em comunicado. A Uefa ainda revelou que pedirá à Fifa que impeça o goleiro de atuar em qualquer partida das outras cinco confederações continentais.

O Shakhtar já avisou que tentará diminuir a punição, a qual considerou “extraordinariamente severa”. “No ponto de vista do Shakhtar foi uma sentença extraordinariamente severa, que não corresponde inteiramente à escala da irregularidade cometida pelo jogador”, afirmou o clube.