Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Goleiro do Shakhtar Donetsk é suspenso por 2 anos por doping

Kiev, 30 jan (EFE).- O goleiro do Shakhtar Donetsk, Aleksandr Rybka, foi suspenso por dois anos após ser pego no exame antidoping, informou nesta segunda-feira o clube ucraniano em comunicado.

Com a punição, Rybka não participará da Eurocopa, que será realizada no mês de junho com sede na Ucrânia e na Polônia.

‘Do ponto de vista do Shakhtar, é uma punição excessivamente severa, que não corresponde com o comportamento do jogador’, assinalou a nota do Shakhtar. O clube acrescentou que ‘apresentará um recurso perante as autoridades correspondentes da Uefa’.

O goleiro, que já tinha sido suspenso provisoriamente pelo clube, estreou em 2011 pela seleção ucraniana e era um dos candidatos a defender o país na Eurocopa.

Rybka, titular do time na última temporada, deu positivo em um teste realizado após uma partida do Campeonato Ucraniano contra o Karpaty, no dia 27 de novembro. Segundo a Uefa, o jogador usou um diurético que está na lista de substâncias proibidas.

Com Rybka fora da Eurocopa, outros três goleiros disputam a vaga: Andriy Dykan (Spartak Moscou), Aleksandr Shovkovskyi (Dínamo de Kiev) e Andriy Pyatov (Shakhtar). EFE