Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ginastas britânicas ganham recurso e disputarão Jogos Olímpicos

Londres, 5 mar (EFE).- A equipe feminina de ginástica rítmica do Reino Unido conseguiu o direito de participar dos Jogos Olímpicos de Londres após ganhar recurso contra a decisão da Federação britânica de excluir o time da competição por não ter alcançado a nota necessária no pré-olímpico.

No final de janeiro, as ginastas apresentaram um recurso para as autoridades esportivas britânicas – o chamado Árbitro Independiente de Resolução de Assuntos Esportivos do Reino Unido – depois de terem ficado fora do evento.

As atletas ficaram em oitavo lugar no Pré-Olímpico disputado em Londres em janeiro e não conquistaram uma das quatro vagas para a competição. Apesar desse resultado, o Reino Unido, como país anfitrião dos Jogos, tinha direito de reivindicar uma vaga para sua seleção.

A federação britânica, no entanto, decidiu deixar fora suas ginastas por terem ficado abaixo da nota mínima que havia sido fixada para garantir a vaga da equipe: 45,223 pontos. Faltou ao time britânico 0,273 ponto.

Na final do dia seguinte à classificatória, as britânicas conquistaram uma atuação de 47,200 pontos, acima da nota de corte. Apesar disso, o Comitê Olímpico Britânico e a Federação de Ginástica já haviam advertido que a nota que seria levada em conta seria a da fase de classificação. A equipe pedia então que se considerasse o resultado da final para poder participar dos Jogos Olímpicos. EFE