Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gabão vence no último lance, se classifica e confirma boa fase

Os últimos meses talvez tenham sido os melhores da história do futebol do Gabão. Em dezembro, a equipe conquistou a primeira edição do Campeonato Africano Sub-23 e conseguiu uma vaga inédita nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Nesta sexta-feira, dentro de casa (o Gabão é uma das duas sedes da Copa Africana de Nações), a seleção principal venceu o Marrocos por 3 a 2, assumiu a liderança do Grupo C e se classificou para as quartas de final, pela segunda vez em sua história.

Como a maioria das vitórias épicas, o Gabão sofreu para levar os três pontos. A equipe saiu perdendo, com um gol de Kharja aos 24 minutos do primeiro tempo. O placar se estendeu até os 32 da segunda etapa, quando Aubameyang empatou. Dois minutos depois, Cousin virou para o Gabão.

Aos 45 minutos, quando a vitória e a classificação já pareciam seladas, Kharja apareceu de novo e marcou de pênalti. Aos 51, no último lance do jogo, a principal promessa do Gabão, Mbananguayu, botou os anfitriões mais uma vez na frente e garantiu a classificação. Logo depois, o juiz apitou, e os gabaneses desabaram emocionados no gramado.O resultado acabou classificando também a Tunísia, adversário da próxima terça-feira, com quem irá disputador o primeiro lugar do grupo. Marrocos e Níger, desclassificados, apenas cumprem tabela.