Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gabão e Tunísia vencem e avançam na Copa Africana

Por AE

Libreville – As seleções de Gabão e Tunísia se classificaram com uma rodada de antecedência para as quartas de final da Copa Africana de Nações. Nesta sexta-feira, as equipes triunfaram pela segunda vez no Grupo C da competição e, assim, vão disputar apenas a primeira colocação da chave na rodada final. Curiosamente, as duas partidas desta sexta foram definidas com gols nos instantes finais.

A Tunísia venceu a seleção de Níger por 2 a 1, em jogo disputado na cidade de Libreville, no Gabão. Youssef Msakni abriu o placar para a Tunísia aos quatro minutos do primeiro tempo, mas William Ngounou empatou aos nove. Aos 45 minutos da etapa final, Issam Jomaa marcou o gol da vitória tunisiana.

Um dos anfitriões do torneio – o outro é Guiné Equatorial – o Gabão se garantiu nas quartas de final ao derrotar Marrocos por 3 a 2, também em Libreville. A seleção de Marrocos abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com Houssine Kharja. Na etapa final, Pierre Aubameyang empatou para o Gabão, aos 32 minutos, e Pierre Cousin virou o placar do jogo aos 34.

A partida, porém, foi definida apenas nos últimos instantes. Aos 46 minutos, Houssine Kharja empatou o duelo ao converter cobrança de pênalti. Mas o Gabão definiu a sua vitória e a classificação antecipada para o mata-mata com o gol de Bruno Mbanangoye, aos 53 minutos.

Com os resultados, Gabão e Marrocos estão com seis pontos, mas os anfitriões lideram o Grupo C por ter saldo de gols superior (3 a 2). As equipes vão definir a primeira posição da chave na terça-feira. Ainda sem somar pontos, Marrocos e Níger se despedem da competição na terça, quando se enfrentam.

A Copa Africana de Nações prossegue neste sábado com duas partidas, ambas válidas pelo Grupo D: Botsuana x Guiné e Gana x Mali.