Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Frio e calculista, Loco Abreu dá vitória ao Botafogo sobre o Grêmio

Há 13 anos, um uruguaio de cabeça raspada e que jogava com a gola da camisa levantada atuou pelo Grêmio. Sua saída foi tão silenciosa quanto sua chegada. Sua passagem sem brilho em campo foi marcada pelo estilo excêntrico. Tanto tempo depois, o Estádio Olímpico voltou a lembrar de Loco Abreu. Ele foi o responsável pela vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Grêmio, pela 25rodada do Campeonato Brasileiro.

O time carioca mostrou uma característica importante para quem persegue o título da competição, mesmo sem um bom desempenho conseguiu vencer fora de casa. O gol de Abreu, aos 21 minutos do segundo tempo, foi o golpe final de uma equipe fria e que esperou o erro do adversário para fazer o seu trabalho. O clube da estrela solitária subiu mais uma posição na tabela. Agora é o terceiro a dois pontos do líder Vasco e tendo disputado uma partida a menos.

A insistência gremista, sobretudo em chutes de fora da área, não foi suficiente para evitar a primeira derrota de Celso Roth dentro de casa. Mesmo sem pontuar, o Tricolor segue em 13lugar, com 30 pontos.

O Botafogo terá um confronto direto pelas primeiras posições contra o São Paulo, domingo, no Rio. No mesmo dia, o Grêmio estará em Florianópolis para enfrentar o Avaí.

O jogo – Faltou entrar na área no primeiro tempo. As tentativas do Grêmio se basearam em chutes de média e longa distância. Ao todo foram dez arremates na etapa inicial, somente um chute e uma cabeçada de André Lima foram nas proximidades do gol de Jéfferson.

Sem penetração, Douglas, Marquinhos, Fernando e Fábio Rochemback tentaram acertar em chutes de fora. Alguns passaram perto, outros nem tanto. No fim, a produção foi insuficiente para tirar a inércia do placar no Olímpico. No outro lado, a situação foi pior.

O Botafogo recuou Maicosuel para se proteger melhor. A posse de bola pouco ficou nos pé dos cariocas. Quando alguém dominava nas proximidades do centro do campo, uma blitz gremista tratava de encerrar o ataque do oponente. Preso ao lado direito, Herrera se tornou presa fácil para os defensores. Chute a gol dos botafoguenses somente aos 43 minutos, com Elkeson para fora.

Para ter maior retenção da bola, o Alvinegro voltou com Felipe Menezes no lugar de Herrera. A maior mobilidade não corrigiu a grande quantidade de passes errados. Os gaúchos mantiveram o seu domínio carente de lances mais agudos. De longe, Fernando tentou e o goleiro defendeu. Pelo alto, Marquinhos desviou para segura intervenção.

A diferença do jogo foi um deslize, um vacilo defensivo que permitiu o ingresso de Loco Abreu na área, após passes de Maicossuel. De frente para o gol, o uruguaio foi frio na finalização e para abrir o placar, aos 21 minutos.

A necessidade fez o Tricolor se soltar à frente com as entradas de Miralles e Brandão. As trocas não mudaram a cara do confronto. O Grêmio seguiu tentando sem sucesso. O Botafogo neutralizava o adversário e administrou a vantagem até o fim.