Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Franceses destacam superação do time diante da descrença da torcida

A França iniciou a disputa da Eurocopa deste ano sem o prestígio que foi acumulado pela seleção durante toda a sua história. Mesmo desacreditada, a equipe conseguiu agradar o seu torcedor e chegou até as quartas de final da competição, sendo eliminada apenas neste sábado com uma derrota por 2 a 0 para a Espanha, atual campeão do torneio.

O episódio que marcou o início da decadência do futebol francês no continente europeu foi na Eurocopa de 2008. Eliminada na fase de grupos da competição, a equipe passou a enfrentar os problemas de relacionamento entre o técnico Raymond Domenech e os jogadores convocados. O episódio que determinaria a troca de comando viria em 2010, quando seu time foi eliminado na primeira etapa da Copa do Mundo.

Em seu lugar, o técnico Laurent Blanc viria com a missão de reestruturar o futebol do país e recuperar o crédito dos atletas perante o torcedor. Com as dificuldades enfrentadas para classificar o seu time para a Eurocopa, o treinador chegou a dizer que a França estava longe de ser uma das favoritas ao título. No entanto, a atuação de seus atletas até este sábado deixou o comandante orgulhoso e arrancou elogios após a derrota para a Espanha.

‘Jogamos com muita seriedade e soubemos ocupar bem os espaços, mas, quando uma equipa perde, falta sempre alguma coisa. Não sei se faltou ambição ou rigor técnico, a verdade é que eu acho que os meus jogadores deram tudo neste encontro. Não conseguimos e acabamos assim a nossa participação na Euro’, analisou o Blanc.O discurso do treinador também foi complementado com as palavras do atacante Karim Benzema. Centroavante do Real Madrid e titular absoluto nos ‘Bleus’, o jogador lamentou que todo o esforço feito neste sábado não tenha surtido efeito diante dos espanhois. Entretanto, o atleta valorizou a campanha de seu time e lembrou que ninguém acreditava que a equipe poderia ir tão longe no campeonato.

‘Todos nós fizemos um grande jogo. Jogamos bem, mas perdemos e estamos desapontados com isso. Contudo, chegamos até as quartas de final e ninguém apostava que nós poderíamos chegar nesta fase. Agora, temos que seguir em frente, pois jogamos contra uma equipe muito forte e conseguimos criar boas chances’, completou o atleta.

Com a eliminação nesta etapa da Eurocopa, a França deixa a competição com uma vitória, um empate e duas derrotas na bagagem. O time estreou com a igualdade por 1 a 1 diante da Inglaterra e bateu a anfitriã Ucrânia por 2 a 0 na rodada seguinte. Em seu último jogo na fase de grupos, os ‘Bleus’ perderam para a Suécia por 1 a 0 e saíram do torneio com o derradeiro revés sofrido neste sábado.