Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

França e Inglaterra estreiam com empate na Eurocopa

Por Filippo Monteforte 11 jun 2012, 16h58

França e Inglaterra empataram em 1 a 1 na estreia das duas equipes pelo grupo D da Eurocopa-2012, nesta segunda-feira em Donetsk.

Os ingleses saíram na frente com um gol de cabeça marcado aos 30 minutos de jogo pelo zagueiro Joleon Lescott, mas o meia Samir Nasri deixou tudo igual aos 39 com um chute rasteiro que surpreendeu o goleiro Joe Hart.

Os franceses tentarão obter sua primeira vitória na competição na sexta-feira diante da a co-anfitriã Ucrânia, que enfrenta ainda nesta terça-feira a Suécia, próxima adversária da Inglaterra.

‘Les Bleus’ continuam invictos há 22 partidas, mas não vencem na estreia de uma grande competição desde a Eurocopa-2004, em Portugal, quando derrotaram justamente os ingleses de virada por 2 a 1, com dois gols marcados pelo craque Zinedine Zidane nos minutos finais.

‘Zizou’ já pendurou as chuteiras, mas o técnico Laurent Blanc escalou jovens jogadores talentosos, como Nasri, do Manchester City, ou o atacante Karim Benzema, do Real Madrid, que jogam juntos desde as seleções de base da França, representando a ‘geração 1987’, que ficou famosa no país por ter sido filmada num reality show durante a adolescência.

Já o treinador inglês Roy Hodgson, que não podia contar com sua maior estrela, o atacante Wayne Rooney, suspenso para as duas primeiras partidas da competição, também apostou em jovens promessas como Alex Oxlade-Chamberlain, Danny Wellbeck ou Ashley Young.

O início da partida foi morno e a França teve seu primeiro lance perigoso aos 11 minutos de jogo, quando Nasri arriscou da entrada da área, mas seu chute foi para fora.

A primeira chance clara de gol foi dos ingleses, aos 14, com um passe açucarado de Young para James Milner, que ficou cara a cara com o goleiro Hugo Lloris mas não caprichou na pontaria na hora da finalização.

Continua após a publicidade

A França reagiu dois minutos depois, quando o volante Yohan Cabaye mandou uma bomba de quase de 30 metros que Hart defendeu com alguma dificuldade.

Apesar de ter muitos jovens atacantes em campo, a Inglaterra acabou abrindo o placar com uma jogada iniciada por um veterano, o meia Steven Gerrard, de 32 anos.

Aos 30, o jogador do Liverpool cruzou na medida para o zagueiro Joleon Lescott, que subiu mais alto que o volante Alou Diarra e mandou a bola para as redes de Lloris.

Os franceses empataram nove minutos depois, quando o meia Frank Ribéry tocou para Nasri, seu ex-companheiro de clube no Olympique de Marselha, que deixou tudo igual com um lindo chute da entrada da área.

A partida perdeu intensidade no segundo tempo e as duas equipes pareciam se conformar com o resultado.

Aos 20, Karim Benzema tentou acordar a torcida francesa com um bom chute de fora da área após uma tabela com Nasri, mas Hart defendeu.

O goleiro inglês voltou a salvar os ingleses dez minutos depois, quando Ribéry, que se livrou da marcação de Lescott chutou praticamente sem ângulo após receber outro bom passe de Nasri, o melhor francês em campo.

Os comandados de Laurent Blanc dominaram o fim da partida e Cabaye teve uma boa oportunidade de dar a vitória à sua equipe aos 35, mas seu disparo da entrada da área foi desviado para escanteio pelo atacante Danny Welbeck.

Benzema arriscou mais um chute de longa distância nos acréscimos, mas Hart manteve a partida empatada.

Continua após a publicidade
Publicidade