Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FPF revela papo com Juvenal para ter Morumbi na Copa das Confederações

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, está empenhado em ver a cidade de São Paulo como uma das sedes da Copa das Confederações de 2013, o evento considerado como teste para o Mundial do ano seguinte. Responsável por levantar o assunto, o dirigente confirmou nesta terça-feira que já conversou com o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, sobre a chance do estádio do Morumbi receber a competição.

‘Nós temos a opção do Pacaembu, até da Arena Palestra Itália que ficará pronta, mas a minha preferência é o Morumbi porque comporta o maior número de pessoas e está em condições de receber o torneio’, comentou o dirigente da FPF, durante o lançamento da bola do Paulistão-2012. ‘Eu já tive uma conversa rápida com o Juvenal’, emendou.

Na Copa do Mundo, a cidade de São Paulo terá o futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, como a sede dos jogos. Porém, a arena ficará pronta apenas no segundo semestre de 2013, depois da conclusão da Copa das Confederações. Por isso, o município acabou descartado na primeira seleção da Fifa.

Por enquanto, quatro sedes da Copa das Confederações estão confirmadas: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília. Recife e Salvador aguardam a confirmação para receber jogos do torneio caso consigam respeitar o cronograma de obras. Para a capital paulista, a esperança é aproveitar a brecha de um possível fracasso dos dois municípios nordestinos.

A conversa entre FPF e São Paulo soa de forma surpreendente pelo relacionamento pouco amistoso nos últimos anos entre as partes. Ainda assim, Marco Polo Del Nero rejeita admitir problemas com o Tricolor. ‘O Juvenal está sempre disposto a discutir esses temas, nunca tivemos problemas em discussão de assuntos bons a São Paulo. Isso o agradou. Ele achou, de certa forma, interessante, mas o Comitê Paulista precisa costurar com o São Paulo’, avisou o presidente da FPF.

Outro problema é que o contato do São Paulo com o Comitê Paulista para a Copa do Mundo de 2014 também não é tão próximo. Recentemente, o Tricolor desistiu de credenciar suas instalações de treinamento para receber seleções que vão disputar o Mundial do Brasil.

‘Agora, esse pleito não pode partir da Federação Paulista, tem que partir do governo estadual e do governo municipal. Passamos a bola para eles, esperamos que façam a proposta’, encerrou Marco Polo Del Nero.