Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fórmula 1: Vettel é punido e Hamilton vence Grande Prêmio do Canadá

Alemão cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, mas recebeu punição de cinco segundos

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, neste domingo, 9, em Montréal após uma polêmica punição ao alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, que acabou na segunda colocação, após sair na pole position e ficar na primeira colocação durante toda a prova.

Vettel cruzou a linha em primeiro lugar, mas recebeu uma punição de 5 segundos por ter fechado Hamilton contra uma mureta no momento em que retomava o controle de seu carro após cometer um erro e correr sobre a grama. Com a punição, Vettel ficou na segunda colocação, enquanto o monegasco Charles Leclerc, também da Ferrari, ficou em terceiro.

O momento decisivo aconteceu na 48ª volta, quando Hamilton perseguia Vettel e os dois pilotos quase se tocaram devido a erro do alemão, que saiu da pista na chicane em direção ao gramado e retornou fechando a passagem do adversário, segundo os responsáveis pela investigação. 

Terminada a corrida, o piloto da Ferrari, se recusou a levar seu carro ao local indicado pela direção da prova e não concedeu a tradicional entrevista pós-corrida, se dirigindo diretamente aos boxes da escuderia italiana. Convencido a participar da premiação, retornou à área do pódio e mexeu na placa que estava em frente ao carro de Hamilton com a inscrição de primeiro lugar, trocando-a pela de segundo. O inglês, sem se abalar com as vaias advindas de parte da torcida, em resposta, chamou o rival para dividir o lugar mais alto do pódio.

“É sério. Não tinha onde ir, não sabia onde estava Lewis, que queria que fizesse, vinha da grama e não tinha controle do carro”, falou Vettel em no rádio para seu engenheiro. “Estou concentrado, mas estão nos roubando a corrida”, reclamou o piloto. No pódio, Hamilton chamou Vettel para subir no ponto mais alto.

Hamilton conquistou a quinta vitória em sete provas neste ano e lidera o Mundial de Pilotos com 162. Valterri Bottas, também da Mercedes, é o segundo colocado, com 133 pontos. O terceiro é Vettel, com 100.

(com AFP e Estadão Conteúdo)