Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fora das Olimpíadas, Seleção masculina é convocada para Pan

Fora da disputa dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, a Seleção masculina de handebol inicia na próxima terça os treinamentos para o Pan-americano de Seleções, disputado em Buenos Aires, entre os dias 18 e 24 de junho. Para a competição, classificatória para o Mundial da Espanha, em janeiro do próximo ano, o treinador espanhol Jordi Ribeira comandou a primeira convocação após sua volta à Seleção, após quatro anos, e chamou vinte jogadores para a etapa de preparação no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, no Paraná, entre os dias 5 e 13 de junho. O técnico, porém, terá que cortar quatro nomes para a convocação oficial do continental.

Entre os atletas concentrados na cidade paranaense estão os experientes goleiro Rick, os pontas Felipe Borges e Gil Vicente, o central Henrique Teixeira e os armadores Zeba, Japa e Thiagus Petrus.

Ribeira, porém, mesclou jovens atletas à convocação. Os pontas Lucas e Wesley, o pivô Thiago, e os armadores Matheus e Raul farão sua estreia pela Seleção.

‘Agora, começamos uma nova fase, com equipe e espírito renovados. É um grupo muito bom, que quer aprender e está motivado pelas mudanças. O Jordi conhece a maioria desses jogadores mais jovens. No período que esteve no Brasil, trabalhou com eles nos acampamentos, em 2007’, analisa Cássio Marques, supervisor da Seleção.

Um dos mais experientes do grupo, o goleiro Rick comemorou a convocação e a volta do técnico Jordi Ribeira ao comando da Seleção.

‘Quando há troca de treinador sempre ficamos apreensivos se seremos convocados ou não. Estou feliz por integrar a Seleção mais uma vez e tenho certeza de que serão dias muito produtivos. Temos que mostrar serviço para conquistar uma vaga na equipe que irá ao Pan e, com essa competição saudável, a Seleção só tem a ganhar. O Jordi é muito querido por quem já trabalhou com ele e isso nos dá perspectivas muito boas. A experiência dos mais velhos somada ao pique dos mais novos também vai contribuir bastante’, analisa.

O Brasil integra o Grupo B do Pan-americano de Seleções, ao lado de Uruguai, República Dominicana, México e Paraguai. A estreia da seleção será contra os mexicanos, no dia 18. Na sequencia, os comandados de Ribeira enfrentam dominicanos, paraguaios e uruguaios. No Grupo A, estão Argentina, Chile, Groenlândia, Estados Unidos e Venezuela. O Brasil vai em busca de seu terceiro título na competição.