Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fofão e Renan entram para o Hall da Fama do Vôlei nos EUA

A ex-levantadora Fofão e os ex-jogadores e técnicos Bebeto de Freitas e Renan Dal Zotto foram homenageados pela alta cúpula do vôlei mundial na noite deste sábado, nos Estados Unidos. A cerimônia do Hall da Fama foi realizada em Holyoke, no Estado de Massachussets, cidade em que a modalidade surgiu.

LEIA TAMBÉM:

Fofão se despede das quadras aos 45 anos

Rio-2016: vôlei é o esporte mais procurado na 1ª semana de vendas

Rio-2016: projeção coloca Brasil na 8ª posição do quadro de medalhas

Atual diretor de seleções da Confederação Brasileira de Vôlei (CBF), o ex-jogador Renan Dal Zotto faturou a prata em Los Angeles 1984, conquista realizada sob o comando do então técnico Bebeto de Freitas. A ex-levantadora Fofão, que se despediu das quadras em maio deste ano, é a única dos três homenageados a ter subido ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas: foi campeã em Londres 2008 e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000.

Além dos três brasileiros, o ex-levantador Lloy Ball que participou de quatro edições dos Jogos (1996, 2000, 2004 e 2008) como capitão da seleção dos Estados Unidos, também foi homenageado. “Neste ano, temos um grupo diverso de lendas do voleibol que acumulam entre eles 16 participações olímpicas. São indivíduos extraordinários que se dedicaram por muito tempo ao voleibol. É uma honra poder homenageá-los no local onde a modalidade nasceu”, elogiou George Mulry, diretor executivo do Hall da Fama do Vôlei.

Com os três novos homenageados, o Brasil passa a ter doze representantes na lista. O primeiro foi Bernard Rajzman, em 2005, seguido por Jacqueline Silva (2006), Carlos Arthur Nuzman (2007), Ana Moser (2009), Adriana Behar e Shelda (2010), Maurício Lima (2012) e Nalbert Bitencourt e Sandra Pires (2014).

“Esta homenagem é para todo o vôlei brasileiro, um reconhecimento à contribuição de nosso país ao crescimento mundial deste esporte, tanto do ponto de vista técnico como de sua popularidade”, afirmou Dal Zotto.

Com Gazeta Press