Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Flamengo visita o Bahia em busca da reabilitação

Depois de perder por 1 a 0 para o Fluminense no fim de semana passado, o Flamengo busca a reação no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h(de Brasília), quando recebe o Bahia no Estádio Pituaçu, em Salvador (BA), em confronto válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com 12 pontos conquistados, o Rubro-Negro aparece na parte intermediária da tabela de classificação e pretende reencontrar o caminho das vitórias para não se distanciar da zona de classificação para a Copa Libertadores. Reabilitação também é a palavra de ordem no Tricolor baiano, que chega a campo após derrota de 3 a 0 para o Botafogo e aparece na zona de rebaixamento com sete pontos ganhos.

Joel Santana, técnico do Flamengo, que nas últimas semanas tem passado por um quadro de insatisfação, tendo que conviver com ameaças de demissão, prefere focar no trabalho que está sendo realizado dentro de campo e vem tentando passar confiança aos jogadores. Ele acredita em um triunfo em Salvador.

‘O Flamengo é um time que está em evolução, tendo conseguido realizar bons jogos mesmo quando o resultado positivo não aparece. Isso me deixa confiante na realização de mais uma boa partida contra o Bahia e na conquista de uma vitória. Trabalhamos a semana inteira com esse objetivo’, disse Joel.

Os jogadores do Flamengo também se mostram confiantes na conquista de uma vitória, mas entendem que para isso precisarão controlar a pressão que o Bahia deverá impor dentro de campo.

‘O Bahia também precisa do resultado positivo e, jogando em casa, com certeza vai ser empurrado pela tocida na busca da vitória. Portanto, temos que segurar essa pressão que o nosso adversário vai impor e jogar com inteligência. Temos condições de somar três pontos na Bahia, que serão fundamentais na nossa caminhada’, disse o goleiro Paulo Victor.

O Flamengo terá muitas mudanças neste duelo. Sem poder contar com o meia argentino Darío Bottinelli e com o atacante Vagner Love, ambos suspensos por conta do terceiro cartão amarelo recebido diante do Fluminense, Joel Santana deu sinais de que o meia Adryan vai ganhar uma oportunidade no setor de criação de jogadas. No ataque, o treinador surpreendeu e colocou Deivid, que sequer vinha sendo relacionado em algumas ocasiões e, insatisfeito, pensava em deixar a Gávea, na vaga de Love. O jogador vai formar dupla com Hernane, que vem sendo elogiado por Joel Santana e ocupará o posto de Diego Maurício.

Anunciado esta semana como novo reforço, o lateral esquerdo Ramon, que vinha tendo poucas oportunidades no Corinthians, vai estrear no posto de Magal. Com fortes dores na região lombar, o zagueiro Marcos González está vetado pelo departamento médico e se transformou no terceiro desfalque do Flamengo para o duelo contra os baianos.

Surpreendentemente, Joel Santana vai escalar Arthur Sanches ao lado de Marllon, o que deixa cada vez mais visível a perda de espaço de Welinton, que só aguarda uma proposta para ser negociado. Outro que tem presença certa é o volante Aírton, que não enfrentou o Fluminense por estar suspenso e ganha a vaga de Amaral.

Pelo lado do Bahia, o técnico Paulo Roberto Falcão, que ficou muito insatisfeito com o rendimento do time na derrota para o Botafogo, exige uma atuação muito melhor.

‘Não vamos fazer um jogo ruim como fizemos diante do Botafogo contra o Flamengo. A minha expectativa é que possamos repetir o mesmo futebol que jogamos contra o Internacional (empate por 1 a 1)’, disse Falcão.

Cientes de que precisam melhorar, os jogadores do Bahia apostam na força da torcida. ‘Temos que aproveitar esses jogos em casa. Temos mais dois cariocas no nosso caminho e temos que encarar com uma decisão. Acho que o jogo contra o Flamengo tem vários ingredientes que nos fazem encará-lo assim’, afirmou o zagueiro, lembrando ainda que o Bahia terá o Fluminense pela frente na próxima rodada, fechando a sequência de jogos contra cariocas.

Em relação ao time que vai a campo, o Bahia terá apenas uma alteração em relação à formação que foi derrotada pelo Botafogo. O volante Diones ganha a oportunidade de iniciar o confronto na vaga do atacante Elias. Assim Souza jogará isolado no ataque, com o esquema passando do 4-4-2 para o 4-5-1.

FICHA TÉCNICA

BAHIA-BA X FLAMENGO-RJ

Local:Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)

Data:15 de julho de 2012 (Domingo)

Horário: 16h(de Brasília)

Árbitro:Francisco Carlos Nascimento (Fifa-AL)

Assistentes: Fabiano Ramires (ES) e Otávio Araújo Neto (AL)

BAHIA:Marcelo Lomba, Fabinho, Danny Morais, Titi e Hélder; Fahel, Diones, Kleberson, Mancini e Gabriel; Souza

Técnico:Paulo Roberto Falcão

FLAMENGO: Paulo Victor, Luiz Antonio, Marllon, Arthur Sanches e Ramon; Aírton, Ibson, Renato Abreu e Adryan; Deivid e Hernane

Técnico:Joel Santana