Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Flamengo minimiza pressões e mantém foco em encontro com o Inter

O elenco do Flamengo vem sofrendo com uma forte pressão por conta dos recentes maus resultados. A derrota por 2 a 0 para o Coritiba e os empates sem gols diante de Figueirense e Atlético-GO tiraram a equipe da zona de classificação para a Copa Libertadores e tornaram o ambiente no Ninho do Urubu muito complicado.

Em redes sociais, os torcedores fazem diversos tipos de críticas aos dirigentes, atletas e ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Nem mesmo estrelas da companhia, como Ronaldinho Gaúcho, escaparam das reclamações. Há quem fale em reestruturação no departamento de futebol para 2012 se a vaga no torneio continental escapar. Apesar deste quadro, o plantel procura se manter concentrado apenas no próximo compromisso, marcado para este domingo, diante do Internacional, em Macaé (RJ), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

‘Nosso foco está todo na partida contra o Internacional. Sabemos que a torcida está insatisfeita, pois esperava que a nossa situação estivesse melhor no Campeonato Brasileiro. Mas não vamos desistir de lutar pela vaga na Copa Libertadores e, para que isso aconteça, é fundamental um triunfo neste domingo. Logo, vamos focar apenas nisso’, disse o zagueiro David Braz.

Na quarta-feira, o clima ficou tenso no Ninho do Urubu, pois um grupo de torcedores comparecendo ao local com o objetivo de cobrar os jogadores por conta dos maus resultados. Além disso, nas redes sociais a torcida pede a troca do comando técnico, irritada com Vanderlei Luxemburgo, um maior comprometimento do elenco e a contratação de reforços de peso para 2012.

‘Flamengo é assim. Temos que estar acostumados com isso. A gente vence, falam que somos os melhores do mundo, quando a gente perde, querem que todo mundo saia. Mas para jogar no Flamengo tem que saber que isso acontece. Estamos focados apenas no nosso próximo compromisso. Sabemos que o Internacional tem uma grande equipe, mas temos time e força para lutar pela vaga na Libertadores’, disse o atacante Deivid.

Na visão do zagueiro Alex Silva, a pressão sofrida pelos jogadores do Flamengo deve ser encarada com naturalidade pelo elenco. Isso porque ele entende que o time está brigando na parte de cima da tabela de classificação e não contra o rebaixamento.

‘É uma pressão gostosa, pois estamos na briga por uma vaga na Libertadores. Duro é pressão para fugir da zona de rebaixamento, para não cair, como foi no ano passado. A pressão é normal, pois a diretoria investiu e quer o time no topo. Estamos pensando só no Inter’, disse o zagueiro.

Para a partida contra o Colorado, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem problemas para escalar a equipe. O lateral esquerdo Junior Cesar e o volante Muralha receberam o terceiro cartão amarelo diante do Atlético-GO e terão que cumprir suspensão. O volante Aírton, com dores no tornozelo esquerdo, é dúvida e será reavaliado durante a semana.

Desta forma, Rodrigo Alvim surge como virtual solução para o lado esquerdo. Porém o jogador não vem agradando nos treinos e quando entra, recebe críticas dos torcedores. Assim, uma improvisação não está descartada na lateral. No meio-campo, Maldonado deve ser o companheiro de Willians, caso Aírton não se recupere.