Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fla tenta definir situação de Ronaldinho e Thiago Neves nesta semana

A diretoria do Flamengo espera definir nesta quinta-feira a situação do meia Ronaldinho Gaúcho, que está há quatro meses sem receber a maior parte do seu salário por conta de um desentendimento entre o clube e a Traffic, empresa que foi parceira na contratação do jogador. O vice-presidente de finanças do Rubro-Negro, Michel Levy, vai se reunir em São Paulo com o presidente da Traffic, J. Hawilla, a fim de encontrar uma solução para a pendência.

Detalhes do acordo entre as duas partes nunca foram revelados para a imprensa, mas sabe-se que a Traffic funciona como uma espécie de fiadora do Flamengo nesta negociação. Portanto, o clube estuda a possibilidade de pagar os atrasos e entrar na Justiça buscando receber essa quantia da empresa, que gira em torno de R$ 3 milhões. Porém, qualquer medida, drástica ou não, só será tomada após esta reunião de quinta-feira.

‘O nosso pensamento sempre é o de resolver o problema e estamos confiantes de que chegaremos a um acordo com a Traffic. Só vamos pensar em outras alternativas depois que se esgotarem as possibilidades de um acerto’, disse Levy.

Além de pagar Ronaldinho e acionar a Traffic na Justiça, o Flamengo terá que buscar uma outra empresa parceira para dividir os custos com os salários do apoiador. Nesse caso, nos bastidores do clube, surge a informação de que a 9ine, empresa de Ronaldo Fenômeno, estaria de olho nesta negociação para explorar a imagem de Ronaldinho. A amizade entre os dois também seria um facilitador.

Além disso, Ronaldo nunca jogou no Flamengo e quando se transferiu para o Corinthians, após fazer juras de amor ao Rubro-Negro, caiu em desgraça com os flamenguistas. Manter Ronaldinho Gaúcho na Gávea seria uma forma de melhorar esse relacionamento com a torcida.

Também nesta quinta-feira o Flamengo vai receber uma resposta do Al Hilal, da Arábia Saudita, sobre a proposta de cerca de R$ 16 milhões feita pelo clube carioca para comprar 90% dos direitos federativos do meia Thiago Neves. Os outros 10% já tinham sido comprados pela equipe, quando o empréstimo do apoiador foi acertado.

Caso a resposta dos árabes seja negativa, o Rubro-Negro já avisou que vai desistir da negociação, pois não tem condições de aumentar as cifras. A quantia oferecida, inclusive, terá que ser parcelada, além de envolver algum algum jogador para amenizar a dívida do clube com os árabes.

Quem também pode deixar a Gávea nos próximos dias é o atacante Diego Maurício. Depois de tentar incluir o atleta em algumas negociações, o clube carioca poderá negociá-lo, em definitivo, com a Fiorentina, da Itália, que já apresentou uma proposta oficial aos cariocas. Os flamenguistas ainda não acertaram a transação, porque ficaram sabendo pelo empresário de Drogbinha que o Valencia, da Espanha, também vai tentar a contratação do atleta. CSKA Moscou, da Rússia, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, também fizeram sondagens, mas a negociação não evoluiu.

Diferente da situação envolvendo Diego Maurício, a diretoria do Flamengo descartou a possibilidade de se desfazer do lateral direito Galhardo, revelado nas categorias de base do clube. O São Paulo procurou a presidente Patrícia Amorim disposto a envolvê-lo em uma troca, mas a possibilidade foi descartada pela dirigente. O Santos, sem sucesso, já tinha tentado o atleta, visto como uma promessa na Gávea.

No último Campeonato Brasileiro Galhardo foi promovido a reserva imediato de Leonardo Moura, tendo disputado alguns jogos. Dentre os jogadores oferecidos ao Flamengo pelo Tricolor paulista estavam o volante Jean, que também pode ser usado na lateral direita, e o zagueiro Xandão.

A ideia da diretoria do Flamengo é ter o elenco fechado no máximo até 5 de janeiro, quando o plantel começa a trabalhar visando à próxima temporada. No dia 25 deste mesmo mês, o Rubro-Negro já estreia na fase preliminar da Copa Libertadores, medindo forças com o Real Porosí, da Bolívia, na altitude.

Para agilizar o processo, o técnico Vanderlei Luxemburgo vem mantendo contatos diários com os dirigentes. Até o momento, o único reforço já anunciado para 2012 foi o lateral esquerdo Magal, que se destacou pelo Americana na Série B do Campeonato Brasileiro.