Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Final da Copa foi vista por mais de 1 bi de pessoas, diz Fifa

Em reunião nesta terça, em Zurique, entidade comemorou números do Mundial

A final da Copa do Mundo no Brasil, entre Alemanha e Argentina, foi vista por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, um recorde de audiência. O número foi divulgado nesta terça-feira, em Zurique, pela Fifa, que comemorou o saldo final do Mundial, com marcas inéditas em termos financeiros e de público. A entidade informa que ainda não compilou todos os dados de audiência para a Copa, mas diz já saber que os números superaram os da Copa de 2010, na África do Sul. Só na decisão entre Alemanha e Argentina, a audiência foi equivalente a 13.000 Maracanãs lotados. O evento bateu recordes de audiência televisiva em países como Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Bélgica. Na Alemanha, a final foi o evento mais visto da história da TV local, com 34,7 milhões de pessoas. No Facebook, 451 milhões de pessoas usaram o conteúdo social da Fifa durante a Copa.

Leia também:

As imagens e as marcas da grande final da Copa de 2014

Blatter diz que Brasil superou a África do Sul: ‘Nota é 9,25’

Mundial no Brasil teve segundo maior público da história

Alemanha marca no final e conquista o tetra no Maracanã

A Fifa também usou números da Fundação Getulio Vargas (FGV) para defender os efeitos positivos do Mundial para a economia brasileira. Em sua apresentação nesta terça, na Suíça, a Fifa diz que os especialistas brasileiros calculam que os impostos obtidos pelo país graças à Copa somam 7,2 bilhões de dólares. A Fifa – que, graças a uma exigência imposta aos países-sede dos Mundiais, não paga tributos aos anfitriões – teve uma receita total de 4,5 bilhões de dólares, depois de investir mais de 850 milhões de dólares na organização do evento. Esse valor é relativamente pequeno diante dos gastos do país-sede com estádios e obras de infraestrutura – que foram custeados, em grande parte, pelos cofres públicos. A entidade está reunida nesta semana em Zurique no primeiro encontro de sua cúpula depois da Copa.

Ainda de acordo com os números divulgados pela Fifa, as 32 equipes participantes do torneio viajaram um total de 280.000 quilômetros, o equivalente a sete voltas ao redor do globo terrestre. Dentro da entidade, no entanto, não são poucos os que dizem que esse modelo jamais deverá ser repetido, já que a organização ficou dependente demais dos deslocamentos aéreos, fazendo com que algumas das equipes tivessem de enfrentar viagens longas demais no decorrer da competição. Apenas entre jogadores e funcionários envolvidos na realização do evento, foram mais de 18.000 passageiros transportados pelo Brasil. O público total chegou a 3,4 milhões de pessoas nos 64 jogos, com a venda de 3,1 milhões de ingressos. Os americanos foram os turistas estrangeiros que mais viajaram ao Brasil: 200.000 visitantes.

(Com Estadão Conteúdo)