Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa suspende Beckenbauer por omissão em investigação

Ex-jogador alemão teria violado o Código de Ética da entidade

A Fifa divulgou um comunicado oficial na tarde desta sexta-feira para anunciar a suspensão provisória do alemão Franz Beckenbauer do Comitê de Ética da entidade. O ex-jogador terá de ficar afastado de qualquer atividade relacionada ao futebol por 90 dias. Ao anunciar a punição, a Fifa informou que Beckenbauer violou o Código de Ética do organismo ao não colaborar com uma investigação promovida pelo comitê.

Leia também:

Ricardo Teixeira é investigado por apoio à Copa no Catar

Blatter admite: Copa no verão do Catar foi ‘um erro’

Fifa manterá Catar-2022 – o pior erro na história das Copas

Fifa teme que erros do Brasil prejudiquem próximas Copas

Segundo a Fifa, o ex-jogador, campeão mundial pela seleção da Alemanha, como capitão, em 1974, e como técnico, em 1990, teve “sua assistência solicitada em reiteradas ocasiões”, mas se negou a ajudar. A entidade não informou neste comunicado oficial o teor da investigação, mas a mesma está relacionada às denúncias de corrupção durante a votação que elegeu o Catar como sede da Copa de 2022.

A Fifa ainda ressaltou que Beckenbauer foi procurado por duas vezes, primeiro por meio da tentativa de uma entrevista pessoal e depois por meio de perguntas feitas por escrito em inglês e alemão, mas não obteve resposta do ex-jogador. Ele era um membro do Comitê Executivo da entidade que votou no processo que elegeu o Catar, em 2010, como sede do Mundial de 2022. Michel Platini e Ricardo Teixeira também tiveram seus nomes envolvidos nas investigações.

(Com agência Estadão Conteúdo)