Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa mantém número de vagas por continente na Copa

América do Sul poderá ter até 6 representantes na competição

A Fifa anunciou nesta quinta-feira, durante reunião de seu comitê executivo, em Zurique, que manterá o número de vagas por continente na Copa do Mundo do Brasil, em 2014. A federação, porém, avisou que irá promover um sorteio para definir os confrontos da repescagem, diferentemente do que ocorreu até o Mundial da África do Sul. A informação foi confirmada por Worawi Makudi e Michel d’Hooghe, integrantes do comitê executivo da entidade.

Com a decisão, o próximo Mundial terá a seguinte divisão de vagas por continente: treze nações da Europa, quatro da América do Sul (mais o Brasil, garantido por ser país-sede), cinco da África, quatro da Ásia e três da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). As outras duas serão decididas em repescagem, que reunirá uma seleção da Oceania, uma da Concacaf, uma da América do Sul e outra da Confederação Asiática.

Nesta configuração, a América do Sul poderá ter até seis representantes na Copa de 2014, pois haverá uma sexta seleção do continente que terá a chance de se classificar ao Mundial por meio da disputa da repescagem.

Desta vez, porém, o time que ficar em quinto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas e, assim ir para repescagem, não terá um rival de um continente já pré-definido, pois o cruzamento entre seleções da repescagem será determinado por sorteio.

(Com Agência Estado)