Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa está preocupada com Mundial do Brasil

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, disse neste sábado em Tóquio que está preocupado com os problemas nos preparativos do Mundial do Brasil-2014 e que seguirá o assunto de perto. “O Comitê Executivo está preocupado”, falou ao ser perguntado sobre calendário e prazos de conclusão de obras.

“Estamos envolvidos neste tema”, falou o secretário-geral da Fifa, o francês Jerome Valcke, que já demonstrou sua preocupação no início de novembro na Câmara de Deputados brasileira. “O Brasil não está adiantado nos preparativos do Mundial.” Ele citou como principais problemas a falta de infraestruturas, entre elas um novo aeroporto, e a situação do transporte e das estradas.

Valcke também disse que a Fifa está preocupada porque ainda não recebeu a confirmação do projeto de lei geral da Copa do Mundo. E enumerou as dificuldades que viu no Brasil. “Existem problemas com os aeroportos e estradas e não há muito transporte público.”

Segundo um relatório da Fundação Getúlio Vargas e da consultora Ernst & Young, o Brasil precisa de mais 11 bilhões de dólares de investimento para renovar suas estradas, aumentar sua capacidade hoteleira, reforçar a segurança e desenvolver sua rede de telecomunicação para o Mundial.

(Com agência France-Presse)