Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa elege primeira mulher secretária-geral da história da entidade

A diplomata senegalesa Fatma Samba Diouf Samoura, de 54 anos, assumirá o cargo em meados de junho

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira a diplomata senegalesa Fatma Samba Diouf Samoura, de 54 anos, como a mais nova secretária-geral da entidade. É a primeira vez na história da Fifa que uma mulher ocupará o posto, um dos mais altos da organização. Ela assumirá o cargo em meados de junho, de acordo com o mandatário da entidade.

“Fatma é uma mulher com experiência e visão internacional que trabalhou em alguns dos desafios mais destacados de nosso tempo. Mostrou sua habilidade para construir e liderar equipes, além de melhorar a maneira de atuar das organizações”, afirmou Infantino na abertura do 66º congresso da Fifa, realizado na Cidade do México. “É algo muito importante para a Fifa, ela também entende que a transparência e a prestação de contas estão no centro de qualquer organização responsável”, acrescentou o dirigente.

LEIA TAMBÉM:

CPI pedirá quebra de sigilo de ex-namorada de Del Nero

Na mira do FBI, Del Nero se recusa a explicar ausência em viagens

Ele também elogiou a integridade de sua nova colaboradora e afirmou que o Conselho da Fifa se mostrou especialmente impressionado com sua experiência em tarefas de governo e seu trabalho em meios multiculturais. “É essencial para a Fifa incorporar novas perspectivas – externas do ponto de vista tradicional dos executivos do futebol – para que continuemos restaurando e reconstruindo nossa organização. Ninguém melhor que Fatma exemplifica o que necessitamos e estamos emocionados que se una a nossa equipe”, completou o presidente da Fifa.

(Com EFE)