Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa decide que Copa do Catar será em novembro e dezembro

Sem dar explicações, presidente Joseph Blatter faltou à entrevista que anunciaria o conteúdo da última reunião do Comitê Executivo da entidade

A Fifa divulgou nesta sexta-feira o relatório da última reunião de seu Comitê Executivo – que, mais uma vez, não contou com a presença do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Uma entrevista coletiva do presidente Joseph Blatter estava agendada para esta manhã, mas o cartola suíço não apareceu nem deu explicações. A Fifa apenas publicou um comunicado sobre as reformas em seu site. Entre outras medidas, a entidade confirmou que a Copa do Mundo do Catar, será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

Leia também:

Descontente, Fifa dará ultimato ao ausente Del Nero

Cristiano Ronaldo se irrita com perguntas sobre ‘Catar-2022’ e abandona entrevista

Del Nero entra na mira de investigação e pode ter prisão pedida pelos EUA

Caso Fifa: Justiça dos EUA anuncia que mais cartolas serão indiciados​

Pela primeira vez, o Mundial não será disputado no meio do ano, para fugir do forte calor do verão no Oriente Médio. Recentemente, clubes europeus já protestaram contra a mudança, que provocará diversas contratempos no calendário de 2022.

A Fifa também revelou que o próximo encontro do Comitê Executivo da entidade, em dezembro, mudou de local: não acontecerá mais no Japão, sede do Mundial de Clubes, e foi transferido para Zurique, ainda sem data definida. Vários jornais europeus já haviam levantado essa hipótese, relacionando a mudança ao desejo de Blatter de não deixar a Suíça e correr riscos de ser interrogado ou até preso por causa do escândalo de corrupção na Fifa.

A entidade confirmou a eleição presidencial que escolherá o sucessor de Blatter para 26 de fevereiro, também na sede da Fifa, em Zurique, e anunciou uma “força tarefa” para desenvolver o futebol feminino nos próximos anos.

(Da redação)