Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa adverte e Federação Paulista cancela patrocínio à arbitragem

Empresas com nomes nas camisas dos árbitros eram as mesmas patrocinadoras do Palmeiras

A Federação Paulista de Futebol (FPF) cancelou o contrato de patrocínio da Crefisa e da Faculdade das Américas (FAM) à arbitragem do Campeonato Paulista. O acordo, anunciado na semana passada e que valeu para as partidas das quartas de final, causou muita discussão porque as empresas são as mesmas patrocinadoras do Palmeiras, clube que disputa o título. As críticas e sobretudo um alerta da Fifa fizeram com que os dirigentes da Federação cancelassem o acordo.

Leia também:

Semifinais do Paulistão são marcadas para domingo

Com dengue de Guerrero, Love vira esperança para jogos decisivos

Santos vence e confirma semifinais com os quatro grandes

Paulistão: Valdivia sai do banco e leva Palmeiras à semifinal

​Corinthians e São Paulo avançam à semifinal do Paulista

A Fifa comunicou a entidade paulista sobre a falta de ética envolvendo o patrocínio, irregularidade prevista no Regulamento de Organização de Arbitragem da entidade que rege o futebol mundial. “Anúncios de patrocinadores nas camisas de árbitros serão permitidos somente se não criarem conflitos de interesses com nenhum dos times participantes. Caso isso aconteça, o árbitro não deve utilizar nenhum anúncio na camisa”, diz o artigo 15 do documento.

“Veio uma recomendação da Fifa para não usarmos mais esse tipo de patrocínio. Não achamos que fizemos nada de errado e continuamos achando que não havia nenhum conflito, mas não queremos criar caso e vamos acatar”, afirmou o coronel Marcos Marinho, chefe de arbitragem e segurança da FPF, ao site da ESPN Brasil.

No domingo, o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 1 a 0, usando os mesmos patrocinadores que o trio de arbitragem. O Palmeiras, porém, foi prejudicado em pelo menos dois lances importantes e reclamou da pressão que os árbitros sofreram por causa da parceria da Federação.

O jogador Valdivia do Palmeiras durante a partida contra o Botafogo O jogador Valdivia do Palmeiras durante a partida contra o Botafogo

O jogador Valdivia do Palmeiras durante a partida contra o Botafogo (/)

(Com agência Gazeta Press)