Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ferrari apresenta novo carro de Massa e Alonso

A escuderia Ferrari revelou nesta sexta-feira seus novos carros para a temporada 2012 de Fórmula 1, em uma apresentação realizada pela internet por causa das fortes nevascas na Itália.

A Ferrari F2012, 58º carro criado pela ‘Scuderia’ especificamente para a Fórmula 1, tem um aspecto agressivo, como haviam prometido os diretores técnicos, e um bico proeminente, parecido com o da Caterham F1 revelado semana passada.

O novo modelo da Ferrari será o sucessor do F150, que decepcionou ano passado e não permitiu que seus pilotos, o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa, lutassem pelo título mundial.

A escuderia italiana terminou na terceira posição do campeonato de construtores e venceu apenas uma corrida, o Grande Prêmio de Silverstone, conquistado por Alonso.

O diretor Stefano Domenicali aposta num carro mais competitivo já nas primeiras corridas de 2012.

“Tenho certeza de que o F2012 vai vencer logo no início da temporada. Aprendemos com os erros do passado e tomamos algumas decisões difíceis, mas tenho certeza que os nossos esforços serão notados. O carro está cheio de novidades, tanto na sua forma quanto nos aspectos mecânicos”, explicou.

Domenicali também brincou sobre o bico proeminente, reconhecendo que o carro não era “agradável aos olhos”.

“Ele não é muito bonito, mas isso não conta na Fórmula 1. Estas escolhas foram feitas por dois motivos: em função das restrições técnicas e para maximizar o desempenho do carro. Que ele seja bonito ou feio não importa, ele só precisa ser rápido”, explicou.

Já o piloto brasileiro Felipe Massa, muito criticado por não ter subido ao pódio uma vez sequer no ano passado, disse que o aspecto agressivo do carro combinava com suas ambições para esta nova temporada.

“Este visual muito agressivo fazia parte dos meus sonhos. 2012 será um ano muito importante para mim e para toda a equipe. Será um ano de vitórias e vamos lutar para recuperar o título. Só tenho pensamentos positivos na cabeça e só estou focado numa coisa: vencer”, afirmou.

Fernando Alonso também fez seus comentários sobre o novo carro. “Ele tem um visual diferente em relação às duas últimas temporadas”, confessou o bicampeão mundial, que já anunciou que iria fazer de tudo para conquistar o tri neste ano.

“Vou lutar com a mesma força e determinação de sempre. Vai ser uma temporada muito interessante”, prevê o espanhol.

Massa e Alonso farão suas primeira voltas com a F2012 na próxima terça-feira durante os treinos de circuito Jerez de la Frontera.

A temporada começa no dia 18 de março em Melbourne, com o Grande Prêmio da Austrália.