Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Felipe Wu é o primeiro brasileiro a liderar ranking mundial do tiro

Campeão da última etapa da Copa do Mundo, jovem pulou 55 posições no ranking.

A Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês) atualizou seu ranking mundial nesta sexta-feira e, pela primeira vez, um brasileiro apareceu na ponta. Felipe Wu, medalhista de ouro na mais recente etapa da Copa do Mundo, pulou 55 posições de uma vez e é o melhor do mundo na pistola de ar 10 metros. Ele tem 983 pontos e superou o americano Will Brown, que tem 877, e o sul-coreano Jin Jongoh, com 833.

Wu, de 23 anos, ficou famoso no ano passado quando, ao faturar o ouro nos Jogos Pan-Americanos, revelou que treinava dentro de casa, num corredor de sete metros, apesar de competir numa prova na qual o alvo fico posicionado a 10 metros de distância.

Brasileiro Felipe Wu ganha ouro em Toronto e vaga olímpica no tiro esportivo

Prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, Wu cresceu na reta final do ciclo olímpico. Em março, ganhou a etapa de Bangcoc (Tailândia) da Copa do Mundo e um importante torneio na Alemanha, credenciando-se ao ouro nos Jogos Olímpicos do Rio.

O curioso é que ele é o novo líder do ranking mundial apesar de só ter feito esta final em etapas de Copa do Mundo e ter sido apenas o 30.º colocado no Mundial do ano passado. Na Olimpíada, ele também vai disputar a pistola 50 metros, na qual é 58.º do ranking. Outro brasileiro bem colocado no ranking mundial é Cassio Rippel, em 22.º lugar na carabina deitado.

(Com Estadão Conteúdo)