Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer vence Hewitt e empata duelo para Suíça na Davis

Por AE

Sydney – Roger Federer sofreu, mas conseguiu confirmar o seu favoritismo diante de Lleyton Hewitt ao vencer por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 5/7, 7/6 (7/5), 6/2 e 6/3, nesta sexta-feira, em Sydney. Com a vitória, o recordista de títulos de Grand Slam garantiu o empate por 1 a 1 no duelo entre Suíça e Austrália, no primeiro dia de confrontos entre os dois países pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis.

Antes de o tenista número 3 do ranking mundial superar Hewitt na quadra de grama escolhida pelos australianos para o embate com os suíços, o local Bernard Tomic, de apenas 19 anos, soube aproveitar o apoio da torcida para surpreender Stanislas Wawrinka, 19.º colocado do ranking mundial. Atualmente no 59.º posto da ATP, a jovem promessa ganhou por 3 sets a 1, também de virada, com 4/6, 6/4, 6/3 e 6/3.

Com uma vitória para cada lado nesta sexta, o vencedor do confronto entre Austrália e Suíça só será conhecido no domingo, para quando estão programados mais dois jogos de simples. Neste sábado será disputado o duelo de duplas, para o qual Federer e Wawrinka estão escalados para encarar Hewitt e Chris Guccione. Porém, os capitães das duas equipes podem mudar a escalação dos tenistas até uma hora antes da partida.

Eliminado pelo sérvio Novak Djokovic nas semifinais do US Open no último sábado, em um jogo de cinco sets, Federer admitiu que a partida contra Hewitt “foi mais difícil do que imaginava”, apesar de o experiente rival, ex-líder do ranking mundial e hoje apenas o 199.º do mundo, ter jogado em casa. E, no ano passado, o australiano surpreendeu ao bater o suíço na final do Torneio de Halle, no último confronto entre os dois até o jogo desta sexta.

Ao derrotar Hewitt, Federer ampliou a sua larga vantagem no retrospecto de duelos com o adversário. Agora, ele contabiliza 18 vitórias, contra apenas oito derrotas impostas pelo australiano.

JAPÃO FAZ 2 A 0 – Se o jovem Tomic garantiu um ponto aos australianos no duelo contra a favorita Suíça, o Japão também viu um tenista de ranking inferior ao do seu rival desta sexta-feira ajudar o país a abrir 2 a 0 sobre a Índia, em Tóquio, no primeiro duelo entre os dois países pela repescagem do Grupo Mundial da Davis.

Yuichi Sugita, 175.º colocado da ATP, abriu o dia de confrontos batendo Somdev Devvarman, atual 65.º, por 3 sets a 0, com 6/3, 6/4 e 7/5. Em seguida, Kei Nishikori, dono do 55.º posto do ranking, não teve dificuldades para confirmar o seu favoritismo diante de Rohan Boppana, o 559.º do mundo, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/2.

Com as duas vitórias desta sexta, o Japão terá a chance de assegurar a sua classificação para a elite da Davis neste sábado, quando Sugita e Go Soeda enfrentarão Mahesh Bhupathi e Vishnu Vardhan na partida de duplas no segundo dia da melhor de cinco duelos entre os dois países.