Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer vence e devolve Suíça ao Grupo Mundial da Davis

O número 1 do mundo bateu o holandês Robin Haase por 3 sets a 0

Sem enfrentar resistência, Roger Federer derrotou o holandês Robin Haase neste domingo e garantiu a Suíça no Grupo Mundial da Copa Davis. Jogando no saibro de Amsterdam, o número 1 do mundo venceu o quarto duelo da série melhor-de-cinco jogos por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/4, em apenas 1h38min.

Com o triunfo, a Suíça garantiu a vitória no confronto, pelo placar geral de 3 a 1. Federer somou dois destes pontos ao vencer o primeiro jogo, ainda na sexta-feira, contra Thiemo de Bakker. Na sequência, seu compatriota Stanislas Wawrinka superou Haase.

Os suíços só foram derrotados nas duplas, no sábado. Federer e Wawrinka foram batidos por 3 a 1. Apenas para cumprir tabela, Marco Chiudinelli vai enfrentar o anfitrião De Bakker ainda neste domingo.

A vitória na Holanda marca a redenção de Federer com seus compatriotas após decepcionar no confronto com os Estados Unidos, diante de sua torcida, no início do ano. A derrota logo na primeira rodada do Grupo Mundial havia derrubado a Suíça para a repescagem.

Diante de Haase, o líder do ranking praticamente não teve trabalho em quadra. Federer dominou o duelo com suas 31 bolas vencedoras e seu aproveitamento de 81% dos pontos quando jogou com o primeiro serviço. Ele ainda contou com os 42 erros não forçados do rival para conquistar uma vitória tranquila. “Senti que estava no controle da partida o tempo inteiro”, comentou.

Em outros duelos da repescagem, Andreas Seppi garantiu a vitória da Itália sobre o Chile pelo placar geral de 3 a 1 ao vencer Paul Capdeville por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/1 e 6/3, em Nápoles. Também jogando em casa, o Casaquistão superou o Usbequistão por 3 a 1 após o triunfo de Mikhail Kukushkin sobre Denis Istomin por 6/4, 6/2, 6/7 (5/7) e 6/2.

(Com Agência Estado)