Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer vai à final em busca do oitavo título em Wimbledon

Na semifinal do torneio londrino, suíço venceu o canadense Milos Raonic

Roger Federer confirmou o favoritismo e se classificou para a final de Wimbledon nesta sexta-feira ao vencer o canadense Milos Raonic por 3 sets a 0, com triplo 6/4. Com o triunfo, o tenista suíço lutará pelo seu oitavo título no Grand Slam realizado em Londres. O jogador levantou o troféu da competição em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2012.

O seu rival na decisão deste domingo será Novak Djokovic, que nesta sexta-feira superou o búlgaro Grigor Dimitrov por 3 sets a 1 na outra semifinal. Este será o 35º confronto entre o suíço e sérvio. No retrospecto geral do duelo entre os dois, Federer tem ligeira vantagem de dezoito vitórias (uma delas na final de Wimbledon de 2012), contra dezesseis do adversário.

Recordista de títulos de Grand Slam, Federer terá a chance de conquistar o 18º troféu da série mais importante de torneios do tênis profissional e assim se distanciar um pouco mais do espanhol Rafael Nadal e do americano Pete Sampras, donos de 14 taças cada um.

Essa também será a nona vez que Federer jogará a final de Wimbledon, sendo que ele só foi derrotado no jogo que valeu o título em 2008, quando caiu em um jogo épico de cinco sets diante de Nadal. O espanhol perderá a liderança do ranking mundial se Djokovic se sagrar campeão.

Jogo – No duelo desta sexta-feira, Federer voltou a exibir a sua habitual eficiência no piso de grama. O suíço aproveitou um de três break points para assegurar a vantagem inicial de 6/4. Na segunda parcial, repetiu o 6/4. Muito tranquilo em quadra, Federer continuou imperando com o saque na mão e, ao obter nova quebra no nono game, abriu 5/4 e depois serviu para fazer 6/4 e fechar o confronto. Embora tenha obtido dezessete aces, contra apenas seis do suíço, Raonic só conseguiu ter um break point em todo duelo, facilitando a tarefa do favorito. O canadense acumulou nesta sexta-feira a sua quinta derrota em cinco jogos com o rival.