Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer perde set, mas bate Malisse e avança às quartas de Wimbledon

O suíço Roger Federer precisou de quatro sets, mas avançou às quartas de final de Wimbledon, mantendo vivo o sonho de voltar ao topo do ranking da ATP. Nesta terça, o atual número três do mundo teve tranquilidade em momentos adversos da partida para bater o belga Xavier Malisse por 3 sets a 1, parciais de 7/6(7-1), 6/1, 4/6 e 6/3.

Dois bons sacadores, os tenistas tiveram regularidade para confirmar os seus primeiros cinco saques, mantendo a partida empatada até a parte final da primeira parcial. Quando o placar marcava 5/5, porém, o belga surpreendeu Federer e quebrou o seu saque, levando a decisão do set para o seu saque.

O suíço, porém, teve frieza para partir para cima de Malisse, devolver a quebra e levar a decisão do primeiro set para o tie-break. Embalado pelo bom desempenho do game anterior, Federer não deu chances ao belga e, com três minibreaks, fechou a primeira parcial após 7-1.

O final do primeiro set coincidiu com a paralização temporária da partida. Com o início da chuva sobre a grama da quadra central do All England Club, a tecnologia de seu teto retrátil foi acionada, causando a pausa até a cobertura total da quadra.

Com dores após escorregão, Malisse aproveitou a paralização para ser atendido pelo fisioterapeuta da competição. O pedido pareceu surtir efeito. Sem dificuldades, o belga começou o segundo set sacando bem, abrindo 1/0 no placar.

O game vencido, porém, seria o único que Malisse conquistaria em toda parcial. Com ótimo saque, Federer passou a também se impor nas devoluções, conseguindo três quebras, a última delas em 5/1, para fechar a parcial e abrir 2 a 0 na partida.

Pressionado, Malisse partiu para cima de Federer na terceira parcial, conseguindo a quebra logo no primeiro game, sacando na sequência para abrir 2/0. Apenas administrando a vantagem, o belga teve tranquilidade para não ceder quebras ao número quatro do mundo e fechar o seu primeiro set na partida.

Animado com o desempenho na terceira parcial, o belga iniciou o quarto set com nova quebra sobre Federer, abrindo 2 a 0 e dando a impressão que empataria a partida. O suíço, porém, conseguiu a devolução, antes de quebrar Malisse em mais uma oportunidade e abrir 5/2. Com três games de vantagem, Federer ainda viu o belga confirmar o seu saque antes de fechar a parcial em 6/3, com direito a ace no match point.

O suíço enfrenta agora o russo Mikhail Youzhny, que nesta segunda bateu o uzbeque Denis Istomin por 3 sets a 2, parciais de 6/3, 5/7, 6/4, 6/7(5-7) e 7/5.