Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Federer favorito do ‘ATP Finals’ de Londres

Por Miguel Medina 19 nov 2011, 20h03

O tenista suíço Roger Federer, atual campeão do ‘ATP Finals’, é considerado favorito do torneio que reúne os oito melhores da temporada a partir deste domingo em Londres, já que seus maiores rivais tiveram diversos problemas físicos recentemente.

Federer, que caiu para a quarta posição do ranking da ATP em outubro e amargou um jejum de dez meses sem títulos, voltou a brilhar nas últimas semanas ao se sagrar campeão nas duas últimas competições que disputou.

O suíço ergueu os troféus na Basileia, torneio da sua cidade natal, e em Paris-Bercy, no único Masters 1000 que nunca tinha conquistado na sua carreira.

Na estreia, enfrentará o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 6 do mundo, que derrotou no último domingo na decisão do torneio parisiense.

Já o sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, desistiu de participar das quartas-de-final de Paris-Bercy por causa de uma lesão no ombro.

Mesmo assim, ‘Nole’ tentará fechar com chave de ouro seu ano excepcional, que começou com um incrível sequência de 41 triunfos consecutivos e no qual conquistou três Grand Slams (Aberto da Austrália, Wimbledon e US Open).

Na estreia, ele enfrentará o tcheco Tomas Berdych, número 7 do mundo.

Após sofrer um grande desgaste físico no final desta temporada, o espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, optou por descansar por um mês para chegar em forma neste ‘ATP Finals’ de Londres e na final da Copa Davis, que disputará com seu país contra a Argentina no início do mês de dezembro.

Antes de fazer o duelo mais esperado da fase de grupos contra Roger Federer, que caiu na mesma chave, Nadal terá pela frente o americano Mardy Fish, nº8 do ranking mundial.

Continua após a publicidade

No grupo de Djokovic, o escocês Andy Murray, número três do mundo fará sua estreia nesta segunda-feira contra o espanhol David Ferrer, número cinco do mundo.

Após conseguir ótimos resultados na temporada asiática, ao conquistar o Masters 1000 de Xangai e torneios de Bangcoc e Tóquio, o britânico começou a ter problemas musculares que levaram à desistência na Basileia.

Aparentemente recuperado em Paris-Bercy na semana passada, acabou sendo eliminado por Berdych nas quartas de final.

Programação do ‘ATP Finals’ de Londres:

– Domingo (horário de Brasília)

(12h00) Roger Federer (SUI) – Jo-Wilfried Tsonga (FRA)

(18h00) Rafael Nadal (ESP) – Mardy Fish (EUA)

– Segunda-feira:

(12h00) Andy Murray (GBR) – David Ferrer (ESP)

(18h00) Novak Djokovic (SRV) – Tomas Berdych (RTC)

Continua após a publicidade

Publicidade