Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer é surpreendido por Thiem em Roma e perderá 2º lugar do ranking

Tenista austríaco de 22 anos venceu mais um favorito nesta temporada e chegou às quartas de final do Masters 1000 que antecede Roland Garros

Roger Federer não conseguiu justificar o seu favoritismo nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma, do qual é o atual vice-campeão. Nesta quinta-feira, o suíço foi surpreendido pela promessa austríaca Dominic Thiem, de 22 anos e atual 15º colocado do ranking mundial, que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/4, em 1h28min.

Por não ter conseguido defender os 600 pontos que ganhou em sua campanha do ano passado em Roma, Federer perderá a vice-liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) para o britânico Andy Murray, que havia deixado o posto no início desta semana, logo após ser vice-campeão do Masters 1000 de Madri. A derrota ainda fará Federer deixar de ser o cabeça de chave número 2 de Roland Garros, marcado para começar na próxima semana, em Paris.

Leia também:

Bellucci vence de novo e enfrentará Djokovic em Roma

Bellucci e Teliana surpreendem favoritos em Roma

Rio-2016: Andy Murray recusa Vila Olímpica e ficará em apartamento no Rio

Federer vem sofrendo com problemas físicos nesta temporada e na semana passada ficou fora do Masters de Madri provavelmente por causa de dores nas costas. Nesta quinta, ele pareceu ainda não estar totalmente recuperado ao evitar longas trocas de bola, que são comuns em jogos disputados em piso de saibro.

Desta forma, com pressa para definir os pontos, o recordista de títulos de Grand Slam (17) passou a cometer mais erros do que de costume e viu o perigoso Thiem triunfar. O austríaco chegou a ter o seu saque quebrado já no quinto game no primeiro set, mas depois devolveu a quebra no 11º game e forçou a disputa do tie-break, no qual foi bem superior para fechar em 7/2.

Em seguida, Thiem foi ainda mais eficiente na segunda parcial, na qual conquistou uma quebra de saque no quinto game e confirmou todos os seus serviços, sem oferecer nenhum break point ao suíço, para aplicar o 6/4 que liquidou a partida. Thiem vem mostrando muita força no saibro em 2016 – já surpreendeu os espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, especialistas neste tipo de piso.

Com o novo feito, Thiem se credenciou para enfrentar nas quartas de final do Masters de Roma o vencedor do confronto entre o japonês Kei Nishikori e o francês Richard Gasquet.

(com Estadão Conteúdo)