Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer desiste de final e dá tricampeonato a Djokovic

Uma lesão obrigou o suíço a abrir mão da disputa do título do ATP Finals

O suíço Roger Federer desistiu de disputar o título do ATP Finals contra o sérvio Novak Djokovic devido a dores nas costas. Pouco antes da decisão do torneio neste domingo, o tenista de Genebra apareceu na quadra na Arena O2 em Londres para informar sua decisão, deixando frustrada a torcida na capital inglesa.

Federer tentaria buscar o sétimo título do ATP Finals, do qual já é recordista de conquistas. A decisão de não jogar eu a Djokovic o tricampeonato do torneio – ao todo, o líder do ranking chega ao quarto troféu não consecutivo na competição. A partida seria uma reedição da decisão de Wimbledon, vencida pelo sérvio em uma dura batalha de cinco sets, também em Londres.

Para avançar à final deste domingo, o suíço conseguiu uma virada incrível sobre o compatriota Stan Wawrinka no sábado. Os dois passaram quase três horas dentro de quadra para definir a suada vaga. O longo duelo deve ter contribuído de forma decisiva para o desgaste físico que veio a causar a desistência de Federer.

O suíço ainda tem mais uma decisão pela frente antes de encerrar sua temporada. Ao lado de Wawrinka, ele terá a chance de dar ao seu país o primeiro título da Copa Davis, a ser disputada contra a França, em Lille, a partir da sexta-feira que vem. Trata-se de um dos raros troféus que Federer ainda não conquistou em sua vitoriosa carreira.

(Com Gazeta Press e Estadão Conteúdo)