Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer celebra triunfo no 1000 jogo e prevê ascensão de Del Potro

A vitória de Roger Federer sobre Juan Martin del Potro, além de colocar o suíço na semifinal do Aberto da Austrália, marcou sua 1000exibição na carreira. Satisfeito com a marca alcançada na madrugada desta terça-feira, o astro tratou de comemorar e ainda previu a ascensão do jovem tenista argentino no ranking mundial ao longo da temporada.

‘Eu queria que fossem 1000 vitórias, mas também estou feliz com 1000 jogos no total. São muitos jogos e muito tênis’, disse. Com 814 vitórias e 186 derrotas, ele é o oitavo tenista na Era Aberta a alcançar os quatro dígitos – os norte-americano Jimmy Connors (1519), Andre Agassi (1144) e John McEnroe (1073), o tcheco Ivan Lendl (1310), o argentino Guillermo Vilas (1207), o sueco Stefan Edberg (1076) e o romeno Ilie Nastase (1044) também lograram o feito.

Federer tem oito vitórias em 10 confrontos com Del Potro, mas perdeu a única final que disputou com o argentino, no Aberto dos Estados Unidos-2009. Logo depois de triunfar em Melbourne, ele apostou na ascensão do tenista sul-americano, ex-top 5 e prejudicado por uma grave lesão no punho nas últimas temporadas.

‘Ele continua no grupo atrás dos top 4. Se isso significa ser o quinto ou o 11 , não acho que tem muita importância. Eu definitivamente vou vê-lo no top 8 no final do ano, ele ainda terá várias chances nesse ano. A temporada é longa e estamos apenas no começo. Ele está numa forma espetacular’, declarou o suíço.

No final do ano passado, Federer conquistou, de forma consecutiva, o ATP-500 da Basileia, o Masters 1000 de Paris e o ATP Finals, todos disputados em quadras cobertas. Ele se disse receoso com o início da temporada em eventos ao ar livre, mas por enquanto protagoniza grande campanha no Aberto da Austrália.

‘Estou me movimentado bem, estou sacando bem, estou batendo bem na bola. Hoje, imaginei um dia muito quente e com condições rápidas. Conseguiu controlar a bola e, por alguma razão, não sofri muito com os saques dele. Fiz boas devoluções e acho que essa foi a chave’, encerrou o tenista, com 1000 jogos recém-completados.